Tags

, , , , , , ,

Ontem antes de dormir, estava pensando quanto tempo falta para o Jamboree Escoteiro Mundial da Suécia; quanta gente nova devo conhecer; imaginando quais as atividades que me esperam; para qual trabalho serei designado, entre outras coisas.

Enquanto divagava, entre uma onda de sono e outra, fiquei refletindo sobre o real objetivo de um Jamboree Mundial.

Ok, você vai dizer, que é para reunir uma grande quantidade de escoteiros do mundo inteiro, durante um grande acampamento, para compartilhar, interagir, vivenciar a verdadeira fraternidade escoteira!

E o que mais? Tem que ter algo mais…

Quem já participou de um Jamboree Mundial volta diferente. Como se tivesse sido picado, infectado por algo diferente.

E o que essa pessoa faz na volta? Como ele vai fazer para participar das atividades do Grupo Escoteiro aos sábados?

Digo isto, pois, ele já não é a mesma pessoa. Ele voltou com uma visão diferente desta experiência impressionante, desta experiência única!

Tudo que foi visto, apreendido, compartilhado não pode ficar somente dentro dele. Quem deve ter acesso a isto, recebendo um pouco da mudança ocorrida, são as crianças e jovens que ficaram esperando pelo seu Chefe retornar de um sonho, de uma aventura inimaginável, que é participar de um Jamboree Mundial.

Não bastam apenas histórias e anedotas.  Acho que cada Escotistas que teve a opotunidade de estar num Jamboree Mundial tem a obrigação de motivar seus Lobinhos, Escoteiros, Seniores e Pioneiros. Mais, tem que ser capaz de motivar também os demais Escotistas, Dirigentes e pais. Tem quase o dever de ser um “embaixador” do Escotismo no Grupo Escoteiro do qual participa.

E que tal fazer de cada sábado de atividade um novo Jamboree? Motivação, conhecimento, diversão com propósito. Tenho certeza que o final de cada sábado será inesquecível para as crianças e jovens, como é um Jamboree Mundial!

Anúncios