Tags

, , , , , ,

Quantas vezes já nos fizeram essa pergunta? Inúmeras. As respostas, sempre as mais variadas possíveis.

Mas ouso perguntar: quantas vezes você já se fez essa pergunta? E qual a resposta você se daria?

Bem, podemos dizer, hipoteticamente, que quando eu tinha 13 anos, todos os meus amigos e vizinhos do condomínio onde morava, ingressaram num Grupo Escoteiro. E eu, por não ter o que fazer nos sábados à tarde, acabei entrando também.

Hum… mas daí estaríamos falando de quando e porque ingressaste no Movimento Escoteiro. E não sobre o motivo pelo qual és escoteiro.

Quais são as razões que fazem ou fizeram abdicar de tempo de estudo para o vestibular, de passar com o(a) nomorado(a), de horas de trabalho, tempo livre com a família, de algumas horinhas a mais de estudo para aquela super-hiper-mega difícil prova do final do semestre ou mesmo de uma simples sessão de cinema?

É importante refletir sobre essa pergunta, fazendo uma avaliação crítica dos motivos e motivações para ser Escoteiro. Novamente: O que você responderia a si mesmo?

Podemos descobrir que queremos ser ricos.

Sim, ricos! Como disse Baden-Powell, o homem rico não é necessariamente aquele que tem muito dinheiro, mas aquele que é feliz! Quem sabe estamos no Escotismo em busca da felicidade.

Mas para ser feliz, temos que servir ao próximo. Temos que conseguir mostrar aos jovens – por ações e não por palavras – que realmente somos dignos de usar no uniforme nosso distintivo de promessa. Que somos Escoteiros de coração.

Faça uma lista com, digamos, 10 razões para ser Escoteiro. Se você conseguir, no dia seguinte faça a justificativa de cada uma destas razões. Coloque a data e guarde num lugar em que possa ser revisado ou avaliado periodicamente.

Isto pode servir de avaliação dos objetivos alcançados e para traçar o rumo dos próximos passos. Devemos incluir, aqui, uma séria reflexão sobre o porque Ser Escoteiro.

Você pode se surpreender com as respostas e, mais ainda, com as justificativas. Ou, pode dar-se conta de que você precisa corrigir o seu rumo no Escotismo.

Garanto que será uma experiência muito salutar!

Anúncios