Tags

, , , , , , , ,

Durante a Conferência Escoteira Interamericana realizada no Panamá em agosto de 2010, foi aprovado o novo Plano Regional 2011-2014 denominado Um Novo Acordo Para Cescer.

Segundo o Comitê Interamericano e o Escritório Regional Interamericano, o meio adequado para construir um acordo que tenha o empenho de cada Tropa, Grupo Escoteiro e Associação Escoteira Nacional, passa por um processo participativo, identificando as necessidades, os interesses e os valores das partes interessadas, buscando-se, com a concretização do Plano, a satisfação da maior parte possível das necessidades, interesses e valores destacados.

Isso nos leva a crer que, quanto mais conhecimento tenhamos sobre os objetivos gerais do Plano Regional 2011-2014, mais fácil será trabalhar os objetivos específicos, facilitando a obtenção dos resultados esperados.

Vamos aos objetivos gerais Plano Regional Um Novo Acordo Para Cescer:

1) Incrementar a qualidade educativa da aplicação do Programa de Jovens;

2) Contar com voluntários ativos, motivados, comprometidos, capacitados e competentes para a tarefa;

3) Transformar as estruturas Regionais e Nacionais em instâncias flexíveis e democráticas orientadas ao crescimento e ao serviço do Movimento Escoteiro;

4) Desenvolver comunicações efetivas que fortaleçam a imagem do Movimento Escoteiro ante a sociedade, permitam estabelecer alianças estratégicas e ajudem a consolidar os processos e relações entre os distintos níveis da estrutura Regional e Nacional.

Nossa proposta é, numa série de posts sobre o Plano Regional Um Novo Acordo Para Cescer, contribuir para sua divulgação, debate e aplicação efetiva na Região Escoteira Interamericana, fortalecendo o conhecimento por todos os Escotistas brasileiros.

Nas próximas postagens, imaginamos tratar e debater de forma detalhada os objetivos do Plano Regional.

Como já destacado outras vezes, a validade e o verdadeiro valor deste blog está em conseguir criar uma rotina semanal de diálogo, troca de idéias e de informações, para que haja reflexão sobre os temas aqui apresentados entre todos educadores do Escotismo.

Acreditamos estar servindo de instrumento de divulgação do Plano Regional 2011-2014 e, como foi dito pelo Comitê Escoteiro Interamericano, desta forma, possibilitar que o Plano Regional Um Novo Acordo Para Cescer seja parte integrante do plano de Grupo, levado a conhecer por quem pratica o Escotismo, aplicando-o no nosso dia-a-dia e corrigindo o rumo, se necessário.

Somente assim conseguiremos chegar a uma quantidade maior de crianças e jovens, com a qualidade que o Programa Escoteiro é capaz de proporcionar.

Vale frisar que somente chegaremos a um crescimento sustentável se ele for acompanhado de qualidade e, para isso, o Plano Regional 2011-2014 é uma ferramenta a mais à disposição das Associações Escoteiras Nacionais e dos Grupos Escoteiros.

Anúncios