Para quem conhece o Movimento Escoteiro, sabe que nosso fundador sempre destacou que teve duas vidas: a militar e a escoteira.

Mas, porque enfatizar a diferença entre uma e outra, sendo que a primeira teve influência em vários fatores e foi determinante em muitos aspectos da segunda? A preocupação extrema de Baden Powell com a paz!

Para ele, paz era sinônimo de educação, tanto que declarou que não é a abolição dos exércitos que vai acabar com a guerra, nem a abolição da polícia que vai acabar com o crime. Temos que acabar com a causa da guerra, os exércitos são um pouco o efeito, que é o resultado do medo e do espírito de luta. E isso é uma questão para a Educação (B-P).

Em 1947 foi realizado na França um dos maiores exemplos de que o Escotismo era capaz de plantar e colher paz: o Jamboree Mundial em Moisson, na França, com pouco mais de 24.000 escoteiros, o primeiro depois da 2ª Guerra Mundial e o primeiro depois da morte de Baden-Powell.

Pois este acampamento recebeu, justamente, o título de Jamboree da Paz. E não era para menos, com Escoteiros dos países do eixo e dos países aliados acampados sob a mesma lona. Para muitos, era uma utopia, mas graças ao Espírito Escoteiro tornou-se realidade.

De lá para cá, muitos Jamborees Mundias aconteceram, o Movimento Escoteiro esteve mais ou menos engajado na promoção da paz, mas sem nunca perder este foco. Em tempos mais recentes, atingimos o ápice da promoção da paz no ano do centenário, com o projeto Presentes para a Paz.

Dentro de poucos dias (17 para ser exato) inicia um novo Jamboree Mundial, na Suécia, com o tema Simplesmente Escotismo, do qual terei a honra de participar, juntamente com pouco mais de 38.000 escoteiros de todas as partes do mundo.

Em razão disto, o blog MaisUmEscoteiro sofrerá algumas alterações, tanto de frequencia, quanto de tema. Hoje, por exemplo, estou postando diretamente de Roma – Itália, após haver caminhado o dia inteiro respirando (e transpirando) história.

Pretendo, tão logo chegue a Rinkaby – Suécia, colocar alguma informação sobre o Jamboree, as atividades que estão sendo realizadas, fotos e etc., passando a ser, durante este período, mais uma fonte de atualização deste nosso 22ª encontro mundial.

Convido todos a acompanhar a jornada do maior evento escoteiro mundial. E a partir de 15 de agosto o blog MaisUmEscoteiro retorna a sua temática de discussão, informação e troca de experiência Escoteira.

Anúncios