Tags

, , , , , , , , , , , , , , ,

Quem conhece um pouco o Movimento Escoteiro sabe que ele é voluntário, tanto para o jovem (a quem é destinado), quanto para os adultos (responsáveis pela gestão e funcionamento). Esta é uma marca que muito nos orgulha e está inserida em nossas definições e convicções fundamentais desde nossa fundação.

Atrelado a este conceito temos outro, tão importante quanto o primeiro e diz respeito ao compromisso ou responsabilidade assumida quando passamos a fazer parte do Movimento Escoteiro.

Não estamos colocando em dúvida que a responsabilidade maior, especialmente das crianças e jovens, é para consigo mesmo, levando em consideração as peculiaridades do Programa Educativo do Movimento Escoteiro.

Entretanto, quando aceitamos, voluntariamente, fazer parte de um grupo (seja ele Escoteiro ou não), este também nos aceita e conta com nosso compromisso, participação e dedicação. Portanto, somos voluntários para ingressar e para nos retirar do Movimento Escoteiro.

Porém, enquanto membros devemos ser responsáveis também para com os outros que compõem nossa matilha, patrulha, equipe ou com quem dividimos a chefia ou diretoria.

Isso implica deixar bem claro quais compromissos podemos assumir. Assim, não estaremos aceitando responsabilidades que sabemos não poderemos dar conta e, ao mesmo tempo, os demais sabem em qual medida podem contar com nossa participação.

Minha dúvida se refere a como estamos tratando isso com nossas crianças e jovens? Levamos ao conhecimento dos pais a responsabilidade assumida por seus filhos, junto aos seus pares? Cobramos responsabilidade dos jovens na mesma medida em que demonstramos tê-la?

Parece-me que tais questões são simples, porém fundamentais para o sucesso das relações e convivência nos Grupos Escoteiros. Importante destacar, ao meu sentir, que, desde o primeiro momento, as crianças e jovens devem entender o quão importante para o sucesso das atividades propostas e para seu desenvolvimento no Escotismo será sua participação. Mais, que toda e qualquer responsabilidade assumida será cobrada, pois esta é uma das lições que o Movimento Escoteiro nos ensina para a vida.

Anúncios