Tags

, , , , , , , , , , , ,

Já me peguei, várias vezes, com a canção do Jamboree Mundial na cabeça, ora cantarolando, ora assobiando. Normal, pois, faz menos de 30 dias que vivi esta intensa experiência.

Uma frase da canção Changing the world, desde a primeira vez que ouvi, chamou-me a atenção pela simplicidade e, ao mesmo tempo, pela profundidade do conteúdo:

E a mudança em você, significa que o mundo também está mudando.

Me pergunto quanto de mudança efetiva cada um de nós consegue levar à cabo no dia-a-dia ou ao longo dos anos. Quais os maus hábitos, pensamentos ou ações consigo identificar e modificar? Melhor ainda: qual meu esforço para querer mudar?

Sem dúvida, a mudança pessoal, por tudo que representa, pode ser um bom exemplo para as crianças e jovens do Movimento Escoteiro. Mas , como educadores, temos que nos dar conta de que as atitudes são necessárias e somente elas produzirão o efeito desejado.

Não diga, faça! Não deixe para amanhã e cobre dos jovens hoje! Seja o irmão Escoteiro que eles esperam, sejam o exemplo a ser seguido.

Proponho uma reflexão (e ação), simples mas eficaz: identificar uma mudança em você, que seja significativa e com a qual você saiba que estará ajudando o mundo a ficar, pelo menos, um pouco melhor.

Como toda boa ação escoteira, não precisa ser dita ou alardeada. Basta que você tenha certeza de que fará o seu Melhor Possível para concretizá-la e, secretamente, quando o fizer, terás a certeza do dever cumprido.

Assim, estarás fazendo a tua parte para transformar o mundo num lugar melhor para viver. Pense nisso e, caso acredites que possa realizar, vá em frente.

Anúncios