Tags

, , , , , , , , , , ,

No Rio Grande do Sul o mês de setembro é cheio de festividades e o civismo aflora, pois, além da Semana da Pátria, temos a Semana Farroupilha.

O Lindóia Tênis Clube, a alguns anos, organiza o desfile farroupilha no bairro Lindóia, na zona norte de Porto Alegre. A festividade deste ano foi realizada no sábado, 10 de setembro, um lindo dia de sol, e tivemos a participação de vários moradores, alguns das janelas de suas casas e outros que desceram para se integrar ao desfile.

Para contentamento do Grupo Escoteiro Arno Friedrich, o Diretor Civico-Cultural do Lindóia Tênis Clube solicitou que nós carregássemos a bandeira do clube durante o desfile.

Desnecessário dizer que a bandeira de um clube se constitui no seu símbolo máximo. A honra de ser porta-bandeira, em qualquer cerimônia, é para poucos.

O que poderia ser um simples pedido e um ato corriqueiro, se constitui em algo de muita importância, capaz de demonstrar a integração e a sintonia entre o Grupo Escoteiro e sua entidade mantenedora.

Este bom relacionamento vem sendo construído ao longo dos anos e, como toda relação, já teve seus altos e baixos. Porém, vem consolidar a posição do Grupo Escoteiro como o departamento do Clube responsável pelo ensino, pela prática e pela vivência o civismo e o respeito às tradições.

Iniciou com as portas sempre abertas do Grupo Escoteiro, acompanhada do convite aos diretores do Clube para que vivenciassem, presenciassem as atividades escoteiras. Foi isto que nos possibilitou alcançar tal grau de maturidade no relacionamento.

Nosso comprometimento com a mantenedora alcançou um patamar tão significativo, que o Clube de Rotary do Lindóia Tênis Clube também solicitou que os escoteiros carregassem sua bandeira durante o desfile farroupilha. E o fizemos com muito orgulho.

A conclusão a que chegamos é fruto da consciência do papel que desempenhamos, ao mesmo tempo em que nos preocupamos com a manutenção das boas relações com as diretorias (presente, passadas e futuras) do Lindóia Tênis Clube. Sabemos o quanto podemos nos fazer presentes, de forma positiva, e o quanto podemos demonstrar a todos os sócios que o Grupo Escoteiro, dentro do clube, é um departamento importante e que merece ser valorizado. Somos, afinal, escola de cidadania e preocupados com a educação para a vida das nossas crianças e jovens.

O mutualismo entre Grupo Escoteiro e mantenedora é vital para os bons resultados do primeiro e para a boa imagem do segundo, perante a comunidade na qual se insere. Porém, nesta simbiose, a cooperação mútua é essencial e será o divisor de águas entre o sucesso e o fracasso na relação.

Incumbe aos Grupos Escoteiros fazer sua parte, trabalhando em prol da valorização do Escotismo junto a mantenedora, para que esta saiba o valor que o Movimento Escoteiro agrega quando, cada vez mais, a sociedade está preocupada com o compromisso e a responsabilidade social.  

Anúncios