Dia 15 de outubro é o Dia do Professor.

As principais pesquisas em Educação do mundo mostram que um bom professor é capaz fazer qualquer aluno aprender e ainda é capaz de potencializar seus estudantes. O professor é o principal responsável pelo sucesso da aprendizagem, sendo que o desempenho dos alunos está diretamente ligado a atuação do professor perante a turma, na sala de aula.

Um bom professor tem uma formação de qualidade e continuada nunca deixando de se atualizar. É didático, mas não se limitando a isso, pois tem o dom de motivar e inspirar seus alunos, estimulando a curiosidade e a vontade de adquirir conhecimento.

De acordo com Cecília Meireles, o professor deve ter o coração para se emocionar diante de cada temperamento, deve ter imaginação para sugerir e deve ter conhecimento para enriquecer os caminhos transitados.

E daí, o que isso tem a ver com o Movimento Escoteiro?

Tudo! Afinal, o Escotista acompanha a progressão pessoal e, muitas vezes, avalia especialidades ou a etapa da Insígnia Mundial do Meio Ambiente. Ou seja, o trabalho é equivalente a corrijir tarefas e deveres das crianças e jovens.

O Escotista é aquela pessoa que prepara, prévia e detalhadamente, as atividades escoteiras, sejam elas de sede ou externa, contando com 2 ou 24 jovens, com ou sem chuva.

Regularmente participa ou coordena reuniões com os demais Escotistas da Seção, do Grupo ou, várias vezes, do Conselho de Pais.

Ao final do Ciclo de Programa, o organiza e coordena um grande conselho com todas as crianças ou jovens do seu Ramo, para avaliar e preparar o próximo ciclo.

Tanto o professor, quanto o Escotista, são pessoas dedicadas, empenhadas na formação das crianças e jovens. O Escotista deve ser um verdadeiro líder, capaz de fazer com que as crianças e jovens sigam-no e imitem-no.

Mais, o verdadeiro educador é capaz de provocar mudanças comportamentais e funcionais nos seus educandos, para a melhoria do desempenho em diversos setores: relacionamento, apreensão, cooperação, trabalho em equipe e, como tanto nos empenhamos no Escotismo, formação do caráter.

Por todas estas razões é que, ao lembrarmos dos mestres, no dia 15 de outubro, com muito carinho devemos, também, saudar nossos Escotistas. Afinal, somos todos educadores.

Anúncios