Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Acampar é fácil. Diversão garantida para as crianças e jovens.

Mas com propósito, realizando plenamente as potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, atuando como participantes úteis nas comunidades que recebem o acampamento, são poucas instituições que o fazem.

Assim, no ultimo final de semana, quando o Segundo Distrito Escoteiro de Porto Alegre levou cerca de 200 pessoas para Arambaré, uma cidadezinha de 3.600 habitantes, na costa da Lagoa dos Patos, a 156 km da Capital do Rio Grande do Sul, foi possível sentir que o significa Simplesmente Escotismo.

O tempo ajudou com sol na medida certa e com uma neblina para aplacar o que seria um calor exaustivo e um sol escaldante na manhã de domingo. Mas, certamente, o ânimo da gurizada estava ainda melhor.

De Lobinho a Pioneiros, todos envolvidos, de alguma forma, na prática mais que perfeita do Escotismo: a vida ao ar livre.

E para quem não lembra, o Movimento Escoteiro nasceu ao ar livre. Foi criado, justamente, para que a prática e salutar educação imaginada por Baden-Powell fosse levada para fora das cidades.

É como se nosso fundador nos disse, sempre, “saiam de suas sedes”, “levem os jovens para ver como a vida é bela junto as matas e campos, montanhas e lagos”, “oportunizem a vida ao ar livre e eles crescerão saudáveis, responsáveis e educados”.

Esta vida ao ar livre serve, entre outras, para que nossas crianças e jovens convivam cada dia mais com a natureza, barracas, fogueiras e menos com concreto, video-game, stress da cidade. Se presta para que eles possam conviver em patrulha.

Detalhe importantíssimo: o Município de Arambaré acredita e incentiva o Movimento Escoteiro, certo de que a educação para a vida, trazida pelo Escotismo é fator modificador, qualificando o futuro das crianças e jovens daquele pequeno Município. Tanto que tem apoiado, incondicionalmente, o recém formado Grupo de Escoteiros do Mar – 101, de Santa Rita do Sul.

Ouvido o representante do Prefeito e a Secretária Municipal, que visitaram o evento, temos a certeza de que o Movimento Escoteiro é muito mais do que simplesmente acampamento.

Fica uma forte palma escoteira aos administradores públicos de Arambaré!

Aproveitem para ver algumas das belas imagens deste momento mágico do Escotismo.

Anúncios