A importância da leitura para o Movimento Escoteiro

Quando comecei no movimento escoteiro, com meus 11 anos de idade tive acesso logo de cara com a minha primeira literatura escoteira, eram os Guias de Noviço, Segunda e Primeira Classes, além do guia de especialidades.

Os guias de noviço, primeira e segunda classe foram “devorados” assim que adquiridos, além de eu gostar muito de ler, estes livros tratavam de um assunto que me interessava bastante. Mas neles só encontrava o aspecto técnico e o que era necessário para tais etapas de formação escoteira. Posteriormente fui conhecer o livro Escotismo para Rapazes (Baden Powell), no qual os guias eram baseados, e mostrava de forma mais ampla o âmago do Movimento Escoteiro.

Mas foi somente como adulto e assistente de chefe, que fui entender a fundo o objetivo do escotismo. Ao fazer o Curso Preliminar de formação de escotista que vi a lista de leituras prévias. Li todos: Guia do Chefe Escoteiro (Baden Powell), Manual do Escotista Ramo Escoteiro, entre outros. Nestes livros, de forma clara e aprofundada percebi porque o Movimento Escoteiro está espalhado pelo mundo e faz tanto sucesso há mais de 100 anos.

Eu percebo ainda uma grande deficiência em de títulos com qualidade voltados ao escotismo, em minha opinião os melhores ainda são os escritos por Baden Powell, que apesar de terem quase cem anos de publicação permanecem atuais e com objetivos claros e abrangentes. Nos livros escritos pelo fundador onde encontramos trechos que servem de inspiração não somente como escoteiro ou escotista, mas para a vida. Reserve um tempo para ler estes livros: Lições da Escola da Vida, Cartas para os Chefes, além dos já citados, Guia do Chefe Escoteiro e Escotismo para Rapazes.

Na alcatéia é importante ressaltar o fundo de cena, como sabemos é baseado no Livro da Jângal, o qual seu profundo conhecimento livro prenderá a atenção do lobinho mais espevitado com suas histórias e personagens.

Livros de jogos são obrigatórios, como disse na minha coluna anterior, existem vários voltados para grupos e acampamentos escolares, colônias de férias e atividades cooperativas. E são fáceis de encontrar em boas livrarias no setor de Educação Física, além dos lançados pela UEB que são diretamente voltados para o ME, classificados por ramos, tipos de atividades e objetivos. Procure por: Boto Velho, Jogos ao Ar Livre, Jogos Para Paz, Atividades Educativas para Jovens (separado por faixa etária).

Outros materiais voltados ao Programa de Jovens disponibilizado pela UEB são os manuais para os chefes e para os jovens, isso ajudou bastante fornecendo uma maneira prática para aprender e cumprir as etapas de progressão pessoal, com os guias completos e os livros de bolso.

É importante que o chefe conheça todo material do seu ramo e que possa acompanhar cada etapa com os jovens. Para os jovens temos os Guias Do Desafio Sênior, Do Escoteiro, Aventura Escoteira Rumo E Travessia, Aventura Escoteira Pistas E Trilha, Lobo Pata Tenra/ Saltador, Lobo Rastreador/ Caçador, Pioneiro, Tropa Escoteira Em Ação. Voltado para os adultos temos os livros Escotistas em Ação do Ramo Escoteiro e Ramo Sênior. Além dos Manuais do Escotista de cada ramo, que são ótimos e de leitura obrigatória.

Para a diretoria administrativa dos Grupos a UEB possui vários títulos, todos de leitura recomendada para quem quer garantir o sucesso e qualidade de seu Grupo Escoteiro. Inclusive material de apoio aos grupos novos.

Além destes títulos recomendo também a leitura de alguns que considero importantes, no aspecto técnico: Acampar e Explorar, Manual de Orientação, Fogo de Conselho, Caminhos para o Sucesso, Escotismo na Prática e outros como O Chapelão, Gilwell, Brownsea, A Escola de Baden Powell, Escotismo e a Sociedade, De Lobinho a Pioneiro. Muitos são reedições e tem valor baixo e de fácil leitura.

Recentemente o nosso Grupo fez algumas aquisições para aumentar a nossa biblioteca, que apesar da facilidade de encontrarmos este material na internet, acredito que o contato com o livro é importante e os grupos devem prover acesso aos jovens e adultos.
Tenham alguns em casa para reler de vez em quando e relembrar por queremos “deixar o mundo um pouco melhor do que encontramos”.

Deixe seu comentário sobre estes livros se já leste ou sugira algum que por ventura não citei.

Anúncios