Férias ou 365 dias no ano?

Alguns (talvez todos) grupos escoteiros entraram de férias e só retornarão em março do próximo ano. Isso dá aos jovens quase três meses longe de seus grupos, chefes e irmãos escoteiros. Mas não é por isso que deixamos de ser escoteiros.
Fugindo um pouco do objetivo desta coluna (mas não do blog) vou falar sobre uma frase que ouvi em uma cerimônia de promessa e repito sempre que tenho oportunidade: “não somos escoteiros apenas aos sábados quando vestimos nosso uniforme, somos escoteiros 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias do ano.”
Ao fazer sua promessa escoteira, o jovem se compromete a segui-la assim como os preceitos da Lei Escoteira, não somente na presença dos escotistas ou de outros escoteiros, na sede ou acampando e sim em todos os momentos da vida, a partir deste momento ele é um Escoteiro. Sendo assim a Lei Escoteira dividida em dez artigos descreve o escoteiro como uma pessoa leal, que respeita o próximo, os animais e as plantas, é cortês, alegre, econômico, limpo de corpo e alma, disciplinado e está sempre alerta para ajudar o próximo.
Então jovens (lobinhos, escoteiros, sênior/guia, pioneiros) e adultos escotistas ou diretores, sejam escoteiros fora da sede também. Enquanto estiver de férias não deixe lixo na praia, respeite o próximo, cuide da sua saúde (uso protetor solar, beba água), ajude quem precisar. Lembre-se da Lei Escoteira, aquela que prometeste seguir e esteja sempre alerta.
Vamos deixar o mundo um pouco melhor do que encontramos, nós escoteiros devemos ser exemplo sempre.
Sem querer me prolongar, despeço-me desejando ótimas férias a todos.

Anúncios