Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Muito tempo atrás, conheci uma velha senhora, professora dedicada, pela qual já haviam passado muitas gerações de crianças e adolescentes, cada um em seu tempo, recebendo sua dedicação integral.

Já havia esquecido-me dela quando, anos depois, encontrei-a no supermercado e conversávamos sobre a vida, sobre minha profissão e sobre o Movimento Escoteiro.

Foi neste momento que ela me contou seu segredo: ela achava que professor algum jamais ensinará coisa alguma aos seus alunos. No seu entendimento, a única tarefa do professor é criar um ambiente onde os estudantes possam aprender.

Aquela velha senhora, renomada mestre, de sabedoria notória, por onde lecionou sempre manteve sua simplicidade. Mas isso não mudava sua opinião: o próprio aluno é quem deve puxar o conhecimento para seu cérebro. De nada adianta o professor tentar empurrar as fórmulas, matérias ou o saber para dentro do cérebro do aluno.

Concluiu dizendo que ninguém pode forçar um estudante a adquirir conhecimento. O próprio estudante é quem deve ser receptivo, maleável e desejoso de adquirir conhecimento, senão, de nada adianta o esforço de pais ou professores.

Fiquei durante vários dias refletindo sobre seu pequeno segredo e dei-me conta de que o Sistema de Patrulhas, assim como o Método Escoteiro, funcionam da mesma forma.

Por isso a importância do aprender fazendo, aliado ao interesse voluntário e a orientação individual.

Se não há vontade de ingressar ou permanecer no Escotismo, de nada vai adiantar o esforço do Monitor ou do Escotista, pois o saber não será empurrado para dentro das cabeças das crianças ou jovens.

Parece-me impossível tentar trabalhar contra esta natureza, contra a receptividade, como se fosse possível dar uma injeção de conhecimento ou enxertar toda a matéria, com tudo que se espera ensinar às crianças e jovens.

Temos que nos dar conta de que não existe algo chamado ensinar. O que existe é o APRENDER.

Catherine, Duchess of Cambridge leaves the Christmas Day Church Service with other members of the Royal family, at St Mary's Church in Sandringham on December 25, 2011

Anúncios