Tags

, , , , , , , , , ,

Quebrando o gelo

Retornando das férias os escotistas se deparam com um pequeno desafio: a “ferrugem”, quero dizer, os jovens passaram um bom tempo afastados dos outros e dos chefes e saíram do ritmo que haviam adquirido ao longo do ano anterior.

E agora, como retomar o ritmo e atrair ainda mais os jovens?

Primeiro, os escotistas devem fazer uma programação condizente com o Programa de Jovens e nos primeiros encontros inserir atividades de alto impacto, com bastante interatividade e participação de todos, com jogos cooperativos e atividades desafiantes. Além de reforçar o gosto pelo escotismo já existente nos antigos, também atrairá os novos que terão seu primeiro contato com o movimento escoteiro.

Será com o jogo agitado, seja cooperativo, de desafio ou de apresentação que os jovens irão se conhecer ou rever as velhas amizades, tirando a ferrugem e saindo na inércia e sedentarismo que alguns adquirem nas férias.

Sabemos que os jovens retornam meio molengas, e um jogo ativará a agilidade do corpo. Seguem exemplos de jogos que poderão ser aplicados:

Jogos de Quebra-Gelo
Definição: Jogos normalmente utilizados com quem ainda não se conhece bem. Abertura de acampamentos e atividades. Jogos de abertura, nomes, ação, folia. São jogos curtos e com altas doses de ação e gasto de energia. Servem para unir o grupo desde o início da atividade, ajudando os participantes a memorizar o nome de cada um, começar um contato e se descontraírem. Os jogadores se soltam, aquecem, descarregam as tensões físicas e superam reservas pessoais.
Exemplos de jogos:
– Dinâmica dos Crachás
Material Necessário: Papel, Caneta e barbante.
Objetivo: Facilitar o conhecimento do nome de todos os participantes.
O chefe deve escrever o nome de todos os integrantes do grupo em cada crachá.
E entrega qualquer crachá para cada um (desde que não seja o próprio)
Desafio: Cada um deve encontrar o seu crachá e, paralelamente a isso encontrar o dono do crachá que recebeu sem poder falar.

– Jogo das Apresentações
Objetivo: Apresentar e Integrar o grupo de maneira descontraída. Proporcionar um ambiente agradável.

Seguem algumas sugestões:

a) Cada participante se apresenta com o nome e uma característica que comece com a mesma inicial do nome. Por exemplo: João – Jóia; Maria – maravilhosa e assim por diante
b) Cada participante fala o seu nome e faz um gesto que todos devem repetir
c) Cada participante fala o seu nome e repete os anteriores, até chegar no último que terá de falar o nome de todos os integrantes da roda.
d) Cada participante fala o seu nome e as vogais do nome. Por exemplo, Cláudio = AUIO. Paula = AUA.
e) Cada Participante fala o seu nome e uma coisa que gosta muito de fazer.
f) Cada Participante fala o seu nome e o que tem para oferecer ao grupo.

– Jogo dos Iguais

Objetivo: Reconhecer as pessoas. Proporcionar um ambiente seguro e onde as pessoas possam se identificar

• O escotista divide o espaço em dois,
• Fará algumas perguntas, e quem responder SIM, passa para o lado oposto, utilizando a linha como referência. Os demais permanecem no local.
Sugestão de perguntas:
• Quem tem cachorro vai para o outro lado da sala
• quem tem irmãos
• quem tem filhos
• namorados
• primos doentes
• experiência na área de esporte
• quem sabe andar a cavalo

Esses são alguns exemplos, agora resta aos escotistas pesquisar mais jogos e atividades ou até mesmo criá-los da melhor maneira para a tropa.

Bom retorno a todos e espero que este ano tenham ótimas atividades.

Sempre alerta!

Anúncios