Tags

, , , , , , , , , , , , ,

Assim como um judoca, um policial, uma enfermeira e um jogador de futebol usam suas vestimentas características os escoteiros também têm o uniforme que os identifica.

Além de mostrar suas conquistas com distintivos, medalhas e insígnias um escoteiro (lobinho, sênior ou guia, pioneiro ou chefe) que usa seu uniforme mostra o quanto é orgulhoso de participar do maior movimento de jovens da história, com 105 anos de existência com quase 30 milhões de participantes espalhados por todos os cantos do mundo.

No uniforme está exposto o Estado e o numeral do grupo, que junto com o lenço identifica a “família” a qual pertence. Pois, o escoteiro é conhecido por Fulano do grupo tal, assumindo seu grupo escoteiro como um sobrenome.

Leva no bolso junto ao coração o distintivo da promessa, que o lembra do dia que prometeu servir a Deus, a Pátria e ajudar o próximo. No peito também está o distintivo dos Escoteiros do Brasil que mostra a quem servimos: nossa pátria.

Aqueles que são merecedores usam o uniforme para mostrar suas conquistas, colecionando distintivos de especialidades e estrelas de boa atividade, além dos tão cobiçados distintivos máximos de cada ramo, para os lobinho o Cruzeiro-do-Sul, escoteiros a Lis-de-Ouro, para os seniores e guias o Escoteiro-da-Pátria e para os pioneiros a insígnia de B.P.

Existem outros distintivos como os de progressão pessoal e outras insígnias, além de medalhas que podem ser utilizados no uniforme.

O importante é o jovem se orgulhar de usar o uniforme, e quando em atividade escoteira que não é necessário, usar uma camiseta com tema escoteiro. Verifique se o seu grupo não dispõe de alguma ou mesmo na loja escoteira de sua cidade. Se não tiver, faça você mesmo a sua usando a criatividade.

Cada grupo escoteiro tem a liberdade de escolher o uso do uniforme (azul marinho para lobinhos e cáqui para os demais) ou do traje para os jovens (escoteiros, sênior e guias) e adultos, desde que estejam de acordo com o P.O.R.

Os escotistas devem incentivar sempre os jovens a usarem o uniforme completo, com a meia, cinto e calçado preto e de nada adianta se estes não servirem de exemplo. O jovem não vai usar se o chefe não estiver devidamente uniformizado.

Abaixo estão as imagens para quem não conhece ainda.

Sempre Alerta.

Anúncios