Tags

, , , , , , , , , , , , , ,

Pioneirias de alto nível

Para quem não sabe, pioneiria é uma construção utilizando material natural que tem por finalidade auxiliar na estadia durante um acampamento, podendo ser elas uma mesa, um pórtico e até mesmo uma ponte entre outros, variam de tamanho e utilidade.

Lembrando do último Jamboree em 2011 na Suécia, onde havia um grande parque de diversões feito com “pioneirias” e muitos pórticos e torres que os jovens construíram nas entradas de suas tropas, que além de identificar e servir de porta eram grandes obras de arte.

Algumas atingiam 6 metros de altura e contavam com engenhocas, desde escadas e roletas a postos de observação no alto delas. Eram incríveis e inspiradoras.

O intuito deste post não é ensinar a fazer estas pioneirias, pois acredito que se aprende fazendo e é preciso muito treinamento, mas sim dar algumas dicas que podem ser úteis na confecção destas:

  • PLANEJAMENTO: Não inicie nenhum tipo de empreitada sem planejar. Verifique o tipo de material que tens disponível, ferramentas e onde irá construir sua obra, faça um esboço (desenho) de como vai ficar, assim terá uma noção de quanto material vai precisar e o tamanho de cada peça;
  • FERRAMENTAS: Utilize as ferramentas adequadas para cada serviço, por exemplo: corte toras com machado, galhos com facão, bambu com serra, sisal e barbante com faca ou canivete. Para a segurança de todos use somente o que tem total habilidade com o manuseio;
  • MATÉRIA PRIMA: O material utilizado para a pioneiria deve estar de acordo com o tamanho e utilidade que esta terá. Se for de grande porte, utilize madeira (tronco) firme ou bambu de maior diâmetro e para fixá-la use cordas mais espessas e firmes, já para pioneiria de pequeno ou médio porte utilize bambu de menor diâmetro e sisal. É importante observar a consistência do material utilizado, madeira e bambu podres ou rachados podem quebrar causando um acidente assim como se utilizar sisal de má qualidade. Corte somente o que for utilizar, a natureza agradece;
  • CONHECIMENTO: Saber como fazer os nós e amarras é fundamental, os escotistas devem treinar sua tropa com essas técnicas para não fazer feio em um acampamento, uma amarra bem feita é elemento importante de uma ótima pioneiria.

Além disso, você sabia que existe a Especialidade de Pioneiria? Pois é, pode utilizar as etapas como treinamento e ainda conquistar mais um distintivo.

Deixe sua dica ou sugestão de assunto para as próximas semanas.

Boas construções e Sempre Alerta!

Anúncios