Tags

, , , , , , , ,

Comida mateira

Primeiramente, obrigado a todos os leitores que comentam a coluna e o blog, usando o espaço ou pessoalmente. É gratificante e motivador saber que tem sido útil.

E, aproveitando a sugestão do Akelá do G. E. Arno Friedrich-43RS, darei algumas dicas e receitas de comida mateira.

Entende-se por comida mateira, aquela que não se utiliza de utensílios domésticos para a confecção e é feita em campo, acampamentos, jornadas, bivaques, etc. Fazem parte do programa de treinamento de escoteiros, pois cozinhar a própria comida é um desafio e sempre uma grande distração para os jovens. É o momento de experimentar coisas novas e sabores diferentes e improvisar instrumentos, fazendo colher e pratos de bambu, espetos de galhos e muito mais.

Antes das receitas, seguem algumas dicas para a cozinha e o fogo:

  1. A cozinha deve ser limpa e organizada, não deixe restos de comida acumular para não atrair animais. Proteja os alimentos colocando em caixas fechadas e elevadas do solo. Antes de iniciar o preparo separe e verifique todo o material que irá utilizar para não perder tempo e acabar tendo que improvisar;
  2. O ideal é que os cargos de patrulha estejam bem definidos e que cada um saiba e cumpra seu papel. Portanto, o foguista (quem cuidará da fogueira) deve fazer com eficiência o fogo ou braseiro necessários para o preparo de cada refeição. –sobre fogo falarei num outro post;
  3. Evite carne fresca em acampamentos, pois necessita de refrigeração para armazenagem, assim como alguns queijos e frios (presunto, mortadela, etc.). Pode optar por levar carne seca, em conserva ou embutidos. Peixes devem ser pescados no dia.

Como hoje é Sexta-feira Santa, mostrarei primeiro uma receita de peixe na brasa. Você irá precisar:

  • Um braseiro intenso e constante, sem labaredas;
  • Um bambu ou galho flexível verdes de aproximadamente 1 metro de comprimento;
  • Um peixe de mais ou menos 1 kg, limpo e descamado;
  • Sal grosso e tempero a gosto.

Agora fixe o peixe no “espeto” de modo que a pele fique para baixo voltada ao fogo então tempere a gosto, sem exageros. Descanse o espeto uns 40cm do braseiro, de modo que pegue bastante calor mas cuidando para não queimar rapidamente. Fica pronto em 30 ou 40 minutos. Recomendo batatas na brasa para acompanhar, enrole as batatas em papel alumínio e aproxime na brasa enquanto prepara o peixe.

Outra comida divertida, rápida e fácil é o ovo no espeto, para fazermos só precisamos de uma brasa ou fogueira pequena, um espeto fino e liso, que pode ser de bambu, e um pouco de sal fino. Para espetar os ovos tem um segredinho, quebre o topo e a base do ovo fazendo pequenos furos. Atravesso o espeto e tampe os furos com um pouco de sal em cada lado. Agora é só deixar próximo do fogo, cuidando para não queimar o espeto, vai derramar um pouco de clara, mas rapidamente estará pronto para descascar e comê-lo.

Agora um clássico: Pão de Caçador. Quem nunca fez um, irá fazer certamente enquanto escoteiro! Fácil de fazer com qualquer fogueira, precisaremos apenas de um galho para espeto, farinha água e sal. Coloque a água aos poucos na farinha com sal enquanto se mistura com a mão, até obter uma massa consistente que não grude nos dedos. Então faça um espiral com a massa no espeto previamente aquecido. Agora uma dica: se quiser incrementar um gostinho no pão caçador, acrescente manteiga, queijo ralado ou até mesmo doce de leite depois de pronto, vai ficar delicioso.

E para finalizar uma especiaria da cozinha de acampamentos do meu grupo, que tem passado de geração em geração de cozinheiros da tropa escoteira: A Gororoba do Emanuel. Consiste em misturar tudo que normalmente se leva com arroz, prepare arroz normalmente e antes de servir acrescente ervilha, milho, batata palha e maionese. Quem desejar pode colocar um pouco de catchup.

Não se limite a essas dicas, consulte os cozinheiros mais antigos da tropa, certamente cada um tem uma dica para dar. O mais importante é aproveitar o momento e melhor ainda é saborear o gostinho exclusivo que a comida mateira tem.

Sempre alerta e boas refeições!

Anúncios