Tags

, , , , , ,

Fogo, fogão e fogueira

Como na semana, passada por falhas técnicas, a coluna não foi publicada, as duas seguem juntas hoje.
Complementando o post sobre comida mateira, este tem dicas e instruções para o preparo de alimentos em acampamento, sejam eles com fogo a lenha ou a gás.

Podemos afirmar que o domínio do fogo foi fundamental para nossos ancestrais assim como é para os escoteiros em um acampamento. Por isso, devemos saber que para existir fogo temos que ter três componentes essenciais: comburente (ar, oxigênio), combustível (gás, lenha, parafina, etc.) e calor (gerado por uma faísca, isqueiro ou palito de fósforo).

Sabendo disso devemos lembrar-nos de sempre levar para acampamentos uma maneira de acender o fogo gerando calor, pode ser uma pederneira (pedra que em atrito com aço gera faísca com muito calor) ou caixa com palitos de fósforo, não recomendo o uso de isqueiro, pois o mesmo pode vazar o fluído e ser inutilizado. DICA: enrole os palitos de fósforo em parafina e guarde-os numa caixinha protegidos da água com um saco plástico vedado, que em caso de chuva ou umidade irá protegê-los. A pederneira funciona mesmo molhada.

Para o combustível, no caso de fogão/fogareiro é o gás, seja ele em botijão, liquinho ou em pequenos tubos. Vale lembrar que são perigosos e exigem um cuidado especial no manuseio, transporte e armazenamento, por ser explosivo o gás deve ficar afastado da fonte de calor e os vasilhames não devem sofrer pancadas.

O preparo de alimentos é certamente mais fácil com o uso de fogareiro, pois a chama é facilmente controlada pelas válvulas. DICA: proteja as chamas do vento, esse pode apagá-la ou empurrá-la para os lados dificultando o preparo da comida. Após o uso do gás verifique se não ocorre vazamento, com um pouco de água e sabão na boca do botijão é possível ver se forma bolhas. Se isso ocorrer o parafuso dentro deve ser ajustado com um leve aperto.

Se preferir usar fogueira para preparar sua comida no acampamento, então a lenha servirá de combustível.

O básico sobre fogueiras: inicie com uma bucha (folhas secas, papel, palha), coloque gravetos finos e bem secos por cima, a seguir madeira média e para um braseiro mais intenso lenha grossa. Sempre use material bem seco e nunca use lenha verde. Um segredo é não abafar o fogo no início, excesso de combustível impede que o comburente (ar) alimente o fogo.

Tenha sempre a mão mais lenha para ir alimentando o fogo conforme a necessidade, caso a madeira esteja um pouco úmida deixe próxima da fogueira para pegar o calor e secá-la para poder usar esta mais tarde.

No acampamento tenha um pequeno estoque de lenha e proteja-o da chuva e da umidade do solo, para quando precisar de madeira seca ela estará pronta para o uso.

Abanar e assoprar no início funciona desde que esteja bem alimentado com combustível o fogo, não adianta se a madeira estiver molhada ou verde.
Se usar panelas na fogueira, passe uma fina camada de sabão em barra na parte externa da panela, a fim de proteger o metal e evitar o escurecimento.

Faça uma barreira para o vento, permita que o ar chegue ao fogo, mas o vento pode prejudicar o preparo da comida.

Dependendo do local que for fazer o fogo, deverá adaptar o preparo do terreno, protegendo com pedra ou cavando.

Pode usar a fogueira para descontrair durante a noite, marshmallows ficam ótimos na fogueira e será bem divertido compartilhar esse momento com a tropa.

Siga e passe adiante essas dicas e se tiver outras pode compartilhar com todos aqui.

Sempre Alerta!

Anúncios