Tags

, , , , , , , , , , , , , , , ,

Desde o primeiro dia, o blog MaisUmEscoteiro se propôs a trazer reflexão, debate e troca de idéias. Num dia tão especial quanto hoje, não poderia ser diferente.

O Dia do Escoteiro, como sabemos, é comemorado mundialmente no dia 23 de abril, com inúmeras manifestações. Cada um dos mais de 30 milhões de Escoteiros, mundo afora, usando seu lenço na escola ou trabalho, colocando hashtags no twitter, fotos e felicitações no Facebook.

Perfeito!? Quase…  Não podemos esquecer que somos conhecidos, há mais de 104 anos, por nossas ações.

Somos um MOVIMENTO e, como tal, devemos estar sempre agindo, com variedade, entusiasmo e vivacidade. O ritmo que as crianças e jovens impõe, hoje, é o do mundo virtual, mas o Movimento Escoteiro continua cada vez mais real. 

Os Escoteiros do Brasil foram instigados, pela nossa Instituição, a comemorar o seu dia com ações (http://escoteiros.org.br/noticias/noticia_detalhe.php?id=289):

COMO COMEMORAR?

Existem muitas formas diferentes de comemorar a passagem do Dia do Escoteiro. Em seguida apresentamos algumas idéias.

1. Ajudando a comunidade com serviços a instituições ou populações carentes, limpeza de áreas degradadas, promovendo recreação para crianças e jovens, entre outras.

2. Divulgando o Movimento Escoteiro através de palestras, montagem de vitrines, acampamentos modelo em shoppings ou escolas, enviando notas e concedendo entrevistas à imprensa.

3. Realizando atividades escoteiras na cidade, envolvendo a comunidade, como gincanas e grandes jogos.

4. Promovendo festividades no âmbito da família escoteira, como churrascadas, feijoadas ou coisas deste gênero.

5. Realizando atividades tipicamente escoteiras, como acampamentos e Fogos de Conselhos.

E, por qual, razão temos que agir? Porque somos os artífices de um mundo melhor, cada um fazendo a sua parte e da melhor maneira possível. Somos atores (ativos) da responsabilidade social e comunitária, aquela preocupada com o próximo, com o necessitado.

Somos os educadores que tem a obrigação de fortalecer os valores e as individualidades de um sem número de crianças e jovens, que passarão ao longo de nossa vida, pelo Movimento Escoteiro.

Temos, também por isso, que ter consciência de que a aprendizagem será contínua (tanto dos Escotistas, quanto dos Escoteiros), de forma constante, E, de acordo com o legado de Baden-Powell, a educação escoteira deve ser a mais inclusiva possível.

Inclusiva, pois, para aprender a conviver, a interagir, a viver em grupo, num mundo cada vez mais virtual (no qual as crianças não andam de bicicleta fora dos condomìnios, não conhecem parques e praças fora de espaços privados), o Movimento Escoteiro servirá de elo de ligação, de cimento para a vida em equipe, para as atividades ao ar livre, para o companherismo, para a aventura e a interação com o igual.

Alguns dirão que estou imaginando coisas, tocado pela emoção do dia de hoje. Mas enxergo o Escotismo, cada vez mais, como a janela que se abre ao infinito, pela qual entram cheiros e sons. Pela qual sabemos que há vida lá fora. Janela por onde as descobertas chegarão, trazendo qualidade no crescimento pessoal,  fortalecida dentro de uma fraternidade mundial.

Para encerrar, queria lembrar, que a Promessa Escoteira não tem prazo de validade, não tem data para expirar. Cada pessoa tocada pelo Escotismo em seu coração, leva para sempre esta chama. Preocupa-se sempre com o próximo, entendendo sua responsabilidade e fazendo com que o mundo seja um lugar melhor.

Somos diferentes e somos diferenciados. Mas, para que todos saibam disso, nossa ação é necessária. Mostre porque você também é Escoteiro e porque somos Educação para a vida.

Desejo a todos um Feliz Dia do Escoteiro!

Anúncios