Tags

, , , , , , , , , , , ,

A mágica do Fundo de cena

Amigo escotista, já parou para pensar na importância do fundo de cena em atividades para os jovens?

Para quem não sabe, fundo de cena é a mística que envolve um ramo ou aquela breve história que contamos antes de um jogo ou atividade, até mesmo quando escolhemos um tema para uma atividade ou fogo-de-conselho. Por exemplo, na Alcatéia, onde se “vive” o Livro da Jângal.

O fundo de cena pode ser considerado uma ferramenta lúdica, pois fará com que o jovem associe o objetivo, tanto do ramo quanto da atividade, ao desenrolar da sua história. Como os lobinhos associam o Akelá como sendo o chefe lobo, o que lidera a alcatéia até sua passagem para a Terra dos Homens. O espírito da alcatéia não faria sentido ao lobinho. Tudo isso é novo ao lobinho, portanto as informações devem ser fáceis de ser absorvidas. Acredito que por este motivo a mística dos lobinhos deve transpassar a Alcatéia, ou seja, no grupo escoteiro todos devem conhecer o Akelá como Akelá, o Baloo como Baloo e assim por diante.

Mas o fundo de cena não se limita apenas aos mais novos, quem é ou já foi pioneiro conheceu e viveu as histórias dos Cavaleiros medievais, e até participou de atividades temáticas com vestimentas, armaduras, espadas e tudo que tem direito um fundo de cena bem elaborado, com uma história e mística convincentes. Neste caso a associação é ao lema “Servir”, contado através da história medieval, quando os cavaleiros serviam a coroa e defendiam o reino.

Também torna as atividades e jogos mais interessantes, pois por meio da história contada como fundo de cena deixa claro o objetivo. Lembra daquele jogo que os escoteiros têm que ir até um ponto, pegar outro escoteiro de sua patrulha e levá-lo até outro local no campo sem que ele toque o chão. Explique desta maneira aos jovens e essa se tornará uma atividade um pouco sem graça e sem objetivo claro, agora experimente contar que este escoteiro é um bombeiro e deverá resgatar, de um incêndio, todos os seus companheiros e levá-los a um local seguro. Verá reações bastante diferentes. Pois na segunda você usará o fundo de cena para justificar o objetivo e o simples jogo terá uma história com início, meio e fim, tendo como personagens os escoteiros.

Pode-se, até mesmo dar um tema a um acampamento, incluindo o fogo-de-conselho. Certa vez usamos na tropa escoteira como tema o seriado Lost, que se tratava de sobreviventes de um acidente aéreo e estavam perdidos em uma ilha. No acampamento os escoteiros tinham várias atividades relacionadas ao ocorrido na série, que na época fazia bastante sucesso. Este é só um exemplo, use a criatividade e não haverá limites para ótimos cenários.

Explore a parte lúdica das atividades, brinque com o fundo de cena, viva a história que está contando e tudo se tornará mais interessante a atrativo. Tenho certeza que todos vão gostar e se divertir.

Sempre Alerta!

Anúncios