Tags

, , , , , , , , , , , , , ,

Contato com a natureza

Muitos grupos escoteiros estão inseridos em grandes cidades, nas quais os escoteiros vivem, entre prédios, ruas asfaltadas e cercadas de muito concreto. Devido a isso muitas vezes os jovens resumem o contato com a natureza em atividades escoteiras.

Por isso os escotistas devem sempre que possível incluir em seu programa visitas a parques, acampamentos no campo, jornadas ou trilhas em matas.

Ótimos locais para atividades nas grandes cidades são os Jardins Botânicos e Parques Zoológico, normalmente tem ingressos de baixo custo e são de fácil acesso. São belos locais com muita diversidade de flora e fauna onde podemos realizar atividades de cunho ambiental inclusive para a Insígnia Mundial de Meio Ambiente.

Explore, em um bivaque, as áreas de mata nativa na cidade, se informe nos Centros de Informações Turísticas ou Secretaria de Meio-Ambiente, verifique o acesso e a segurança previamente para evitar surpresas desagradáveis, sempre faça uma visita de reconhecimento e se necessário contate um guia.

Saia da sede com a tropa. Se seu grupo escoteiro tem alguma praça gramada e arborizada nas proximidades, vale à pena realizar os encontros semanais nestas praças, jogos na grama e atividades com cordas nas árvores são muito divertidos. Esse pode ser o único contato com o verde durante a semana do jovem.

Faça trilhas e jornadas em meio à mata, explore locais onde o verde predomina e a natureza fica bem próxima de nós.

E para os esperados acampamentos, busque por lugares com lago, rio ou qualquer curso de água, mesmos que não vá realizar atividade aquática. Locais com muitas árvores e campos gramados extensos proporcionam ótimas atividades, inclusive noturnas. Quanto mais afastado das luzes da cidade melhor, pois com sorte verão milhões de estrelas e um lindo luar.

Mas lembre-se, na natureza encontramos animais e plantas que podem fazer mal a nós, então temos que respeitá-los e tomar alguns cuidados:

  • Procure conhecer que tipo de animais e plantas encontrará;
  • Evite locais onde podem existir escorpiões, aranhas e cobras, como pilhas de pedras e madeira;
  • Leve repelente de insetos;
  • Não deixe alimentos expostos, isso pode atrair animais silvestres e formigas;
  • Não coma frutas desconhecidas;
  • Ao encontrar algum animal perigoso se afaste o quanto antes e avise os demais para evitar o local.

E mais, para o convívio equilibrado com a natureza temos que respeitá-la. Tirar apenas fotos e deixar somente a vontade de voltar.

O contato com a natureza tem suma importância para criarmos, nos jovens, a consciência de que a preservação é necessária e que existe muito mais além do concreto da cidade e da tela do computador e da TV.

Use o espaço de comentários para recomendar algum local de sua cidade ou região que julgue interessante de conhecer.

Sempre alerta.

Anúncios