Tags

, , , , , , , , , , , ,

A Tecnologia e o Escotismo

Recentemente recebi o novo Guia de Especialidades, e ao dar uma rápida olhada nas especialidades novas, notei a inserção da tecnologia em muitas delas. Particularmente achei muito interessante e voltada para o jovem de maneira a agregar aquilo que ele gosta ao movimento escoteiro.

Sei de alguns grupos que em seu calendário inseriram campeonatos de vídeo games, o que atraiu muitos jovens. Além do nosso conhecido Jamboree na Internet, que permite pelo uso da tecnologia conectar jovens de todos os cantos do planeta.

As redes sociais estão sendo usadas vastamente por grupos, para divulgar suas atividades, manter os pais e os jovens informados. Existe até um Grupo Escoteiro totalmente virtual criado no Facebook.

Agora cabe aos escotistas e diretores do grupo saberem explorar esses recursos de maneira efetiva. No nosso grupo (Arno Friedrich) temos o exemplo da alcateia que usa o blog, criado pelos velhos lobos, como meio de comunicação com os pais e os lobinhos. Essa se tornou uma importante ferramenta de auxílio do desenvolvimento de atividades.

Outra ferramenta excelente criada pela UEB é o SIGUE, o uso dos diversos recursos disponíveis se torna necessário para controle de atividades, progressão e frequência, e também permite para os grupos realizar as inscrições e renovações, entre outras tantas possibilidades.

Temos que saber explorar a tecnologia em todos os seus meios. Vemos o quanto os jovens são atraídos por computadores, vídeo games e afins, então aproveitemos para mostrar que o escotismo está em movimento e pode se adaptar para atrair mais jovens.

Use estes meios para compartilhar conhecimento. Crie um blog para sua Tropa, um perfil para o seu Grupo e divulgue suas atividades para todos seus contatos.

Sempre alerta e conectado!

Anúncios