Tags

, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATIVIDADES COM O LADO DIREITO DO CÉREBRO

O lado direito do cérebro é conhecido pela criação, onde as ideias surgem, onde se vive a fantasia. É o lado do cérebro que prioriza a imaginação.

Podemos pensar que exercitar a cidadania, o caráter, a espiritualidade e o aspecto físico sejam o suficiente para formarmos bons escoteiros e cidadãos, mas de forma alguma podemos esquecer que a criatividade é responsável pelos grandes avanços da humanidade. Na fase de desenvolvimento dos jovens é que ela deve ser mais bem trabalhada.

Mas como desenvolver atividades criativas se os escotistas perderam sua criatividade?

Acontece que os adultos deixaram de exercitar o lado direito do cérebro ao final da infância e é preciso resgatar esta capacidade. Alguns exercícios podem ajudar, coisas simples que não irão tomar muito tempo como: fazer um caminho diferente para casa, aprender palavras em outras línguas, usar a mão esquerda (no caso de destros) para fazer coisas comuns, pintar, desenhar, ler e inventar coisas que pareçam impossíveis.

Seguem algumas atitudes que também ajudarão a desenvolver a criatividade:

1- Curiosidade
A curiosidade é um dos mais importantes ingredientes para a criatividade. É atravez de seu desenvolvimento que poderemos vencer desafios aparentemente impossíveis.

2- Mente aberta
Outro fator no desenvolvimento da criatividade é ter uma mente receptiva e disposta a examinar novas ideias e fatos. Sua mente é como uma para quedas, só funciona bem se estiver aberta.

3- Flexibilidade
Comece a combinar novas ideias, criar conexões inusitadas e gerar muitas soluções. Não se preocupe se está certo ou não, o importante é gerar ideias e soluções.

4- Excesso de julgamento
Imaginar e criticar ao mesmo tempo , é como dirigir com o pé no freio. As pessoas criativas sabem que há um tempo para desenvolver ideias e outro para julgá-las.

5- Síntese
A capacidade de se concentrar nos detalhes sem perder de vista o todo é uma habilidade fundamental das pessoas criativas.

6- Perseverança
A procura de uma solução criativa requer determinação e paciência.

7- Eterno aprendiz
A matéria prima para o desenvolvimento da criatividade é ter a mentalidade de um eterno aprendiz, ter uma disposição de querer estar sempre aprendendo.

Apenas lembrando que a criatividade é um dom que está presente em todos os seres humanos, mas talvez você tenha percebido que umas pessoas tem mais que outras. Sim, isso é verdade, mas se deve ao fato de umas não sofreram tanto bloqueios durante a infância e continuaram a desenvolver a criatividade.

Toda criança nasce com a semente da criatividade. Todas têm o desejo e impulso de explorar, de descobrir coisas, de tentar, de experimentar modos diferentes de manusear e examinar os objetos. Enquanto crescem, as crianças vão construindo universos inteiros de realidade em suas brincadeiras.

A máquina de lavar é entregue numa caixa de papelão grosso. Durante semanas as crianças brincarão com a caixa, abrindo-a, dobrando-lhes as bordas, inventando e reinventando: uma caverna de urso, um navio pirata, uma estação espacial, um avião, enfim tudo, menos uma caixa vazia dentro da qual veio uma máquina de lavar.

A imaginação é mais importante que o conhecimento.
Albert Einstein

A maior parte do tempo que passamos com os escoteiros estamos ensinando alguma coisa. Temos que atentar e aprender com eles também. O segredo de Einstein foi sempre aprender e ser criativo, com ideias que normalmente pareceriam infantis se não fossem geniais. Escotista seja criativo e estimule a criatividade dos jovens, atividades de criação e imaginação são excelentes para tal.

Use a criatividade e comente.

Sempre alerta!

Anúncios