Tags

, , , , , , , , , , , , , , ,

No post Eu sei o que vocês fizeram no MUTECO passado… falamos do XXI Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica e da pertinência da escolha do tema deste ano: ESCOTEIROS NA RIO + 20!

A lógica de ligação entre a RIO + 20 e o XXI MUTECO é muito grande, pois, ambos são contemporâneos visto que a ECO’92 nasceu no longínquo 1992, o MUTECO havia sido seu predecessor, com a primeira edição no ano de 1991.

Não tenho medo de errar quando digo que desde o primeiro MUTECO somamos mais de 840.000 horas de trabalho voluntário do Movimento Escoteiro, como movimento ativo na preservação e melhoria da qualidade de vida do planeta.

Se formos mais a fundo, nos recordaremos que o Movimento Escoteiro preocupa-se com a preservação do meio aimbiente desde o primeiro acampamento na Ilha de Brownsea, em 1907.

Além disso, a participação efetiva dos Escoteiros no Rio + 20 tem sido muito aplaudida e deixa todos nós com a sensação do dever cumprido, neste que é o evento mais importante para a preservação do Meio Ambiente.

Quem quiser ler um pouco mais sobre este tema, recomendo o blog http://escoteirosnariomaisvinte.wordpress.com/

Imbuídos deste espírito, os Grupos que pertencem 2º Distrito Escoteiro de Porto Alegre reuniram quase 250 pessoas para atividades do MUTECO, tanto no Colégio Salesiano Dom Bosco, como no Parque Alim Pedro, na Zona Norte de Porto Alegre.

Não basta nos preocuparmos com a preservação da Amazônia, se não cuidarmos do nosso quintal, se não tomamos à frente em atitudes de preservação que envolvam a comunidade na qual estamos inseridos. Esta deve ser a tônica dos Grupos Escoteiros, para que cada um faça a sua parte na preservação do planeta.

As experiências vividas por Lobinhos, Escoteiros, Seniores e Pioneiros durante o MUTECO não pode ser transformadas em palavras, por isso o blog MaisUmEscoteiro tenta transmitir um pouco da emoção e da alegria de cada um nas fotos que seguem.

Anúncios