Tags

, , , , , , , , , ,

Quem é um pouco mais velho experiente no Movimento Escoteiro (como eu), deve se lembrar das antigas etapas de 1ª e 2ª Classes. Lembro-me que formavam excelentes escoteiros, com bastante conhecimento em acampamentos, nós, pioneirias, jornadas e tudo mais que um escoteiro tem que saber no campo e na sede. Mas o Movimento Escoteiro estava formando bons cidadãos e os preparando para a vida fora da sede e dos acampamentos?

 

Em resposta a esta pergunta, criou-se o novo Programa de Jovens e suas etapas de Progressão Pessoal. Inicialmente criaram as etapas e distintivos para o Ramo Escoteiro e em seguida para o Lobinho, Sênior e Pioneiro. Depois de criadas, sofreram algumas melhorias e adaptações, que visam uma melhor aplicação e em cada etapa os aspectos abrangidos são voltados para o desenvolvimento em cada idade e fase do jovem.

A União dos Escoteiros do Brasil desenvolveu, junto com parcerias, livros para os escotistas e para os jovens, com cada item detalhado e bem explicado, é de suma importância os escotistas terem total conhecimento destes livros e guias, sendo que para cada ramo existe um voltado para o adulto e os demais para os jovens, para que o próprio jovem busque sua Progressão Pessoal. Além dos novos livros, recomendo a leitura do Manual do Escotista de cada ramo.

No primeiro contato, pode parecer complicado, mas estudando melhor pode-se notar que são fáceis de acompanhar, inclusive o desenvolvimento dos jovens utilizando a Progressão Pessoal -não tem mistério! Basta ter conhecimento do material e proximidade com os jovens. Pois os aspectos estão bem distintos e separados por fases de desenvolvimento. Conhecendo o jovem o escotista pode constatar seu desenvolvimento ou não em um ou outro ponto.

Quero dizer, numa tropa é possível ter um escoteiro que tenha desenvolvimento maior no aspecto afetivo, de caráter e pouco desenvolvido socialmente. Sabendo disso o escotista terá que trabalhar com sua tropa os pontos de menor desenvolvimento, buscando sempre o equilíbrio. E nisso o programa educativo é voltado, distribuir as atividades em todos aspectos de desenvolvimento para que o jovem cresça como escoteiro e como cidadão, se tornando uma pessoa melhor.

Como o intuito da coluna não é explicar em detalhes cada assunto, e sim instigar o escotista e o jovem a se informar e aprofundar sobre eles, não me estenderei e deixo aqui minha dica: Escotista que conhece sua tropa cresce junto com ela.
Obrigado pelas mais de 20.000 visualizações e continue comentando.

Sempre alerta!

Anúncios