Fazer o bem

Está na Promessa e Lei Escoteira, ajudar o próximo e fazer uma boa ação. Como disse Baden Powell, fundador do Movimento Escoteiro:

“É interessante ser bom, melhor ainda é fazer o bem”.

Como os jovens aprendem pelo exemplo muito mais que pelas palavras, a participação em campanhas de arrecadação de alimentos e roupas, além da distribuição em entidades carentes, ajuda a desenvolver o apreço pela Boa Ação e a vontade de ajudar o próximo.

O Movimento Escoteiro tem isso como princípio e não faltam oportunidades para cumprir a promessa –“…ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião.”

Vivemos em um país que as diferenças sociais são explícitas e fazem parte do nosso dia a dia. E não podemos ignorar o fato que pessoas precisam de ajuda e os escoteiros tem o dever de ajudá-las.

Por isso a participação em atividades e campanhas sociais e comunitárias deve estar presente na programação de todos os ramos do Grupo. Pesquise na sua comunidade quem, onde e quando ajudar. E desenvolva na sua alcateia ou tropa o espírito de cidadania, visite creches, colete alimentos e agasalhos, mostre para os jovens o quanto é importante ajudar o próximo.

Sempre Alerta!

Anúncios