Tags

, , , , , , , ,

Jogo democrático

O Movimento Escoteiro é feito para os jovens, são os adultos que elaboram as atividades, mas sempre pensadas nos jovens. Por isso os escotistas devem saber o que os jovens querem e elaborar uma programação de acordo com as vontades deles. Para auxiliar nesta programação é que é feita em ciclos, chamado Ciclo de Programa, nas fases iniciais deste ciclo são onde os jovens tem a oportunidade de escolher quais jogos e atividades querem na programação e os escotistas terem ciência de o que aplicar durante o desenvolvimento do ciclo.

Uma ferramenta excelente para ajudar nas definições das atividades é a aplicação de um jogo democrático no início do ciclo. Fugindo do meio formal de escolha, torna mais divertida a tarefa de escolher atividades.

Um exemplo de Jogo democrático é a Feira de Atividades, onde após serem expostas as ideias das patrulhas e da tropa cada jovem deve “comprar” as atividades que lhe interessar. Podendo comprar quantas tiver vontade e a mesma atividade pode ser comprada pelos demais. Para determinar quais atividades entrarão no ciclo basta saber quais foram mais compradas.

Esta é uma maneira interessante de integrar os jovens à elaboração das atividades.
Além disso, é importante que os escotistas mantenham o foco (tema) do Ciclo e encaixem da melhor maneira as atividades escolhidas no Jogo Democrático.
No final do ciclo faça uma avaliação com os jovens e melhore a cada ciclo, sempre com a participação efetiva dos jovens tanto na escolha, quanto na avaliação.

Escute-os, pois o Movimento Escoteiro é para eles.

Sempre alerta.

Anúncios