Tags
buddha, Calcutá, Chico Xavier, Dia do Escotista, Educação, Educador, Escoteiro, Escotista, Escuteiro, exemplar, exemplo, Ghandi, Madre Teresa, qualidade, scout, Scouting, voluntário
Chico Xavier viveu uma vida exemplar e deixou ensinamentos simples, mas profundos, mesmo para quem não acredita na doutrina espírita. Temos muitos outros homens e mulheres, seres evoluídos, que são exemplo de vida, independentemente do credo ou da convicção religiosa, como Ghandi para quem não é hindu, Buddha, para quem não acredita na filosofia budista, Madre Teresa de Calcutá, para os não católicos.
Hoje é o dia do Escotista e uma frase de Chico Xavier chamou-me a atenção: “Não exijas dos outros qualidades que ainda não possuem.”
Refletir um pouco sobre esta lição fez com que me desse conta da tarefa do educador voluntário, quando exigir qualidade dos outros é fácil e, normalmente, natural. Entretanto, tê-las é muito mais difícil.
Exige uma busca diária de superação, de desenvolvimento de valores como paciência, humildade, bondade, perdão, tolerância, caridade e amor. Tais características são essenciais para a formação que buscamos complementar nos jovens do Movimento Escoteiro, mas, para tanto, faz-se necessário que o Escotista também as tenha, também as pratique, também busque complementar, melhorar ou, em alguns casos, adquiri-las.
Estas “coisas” precisam estar no dia-a-dia do educador, não apenas no educar das crianças e jovens que participam do Movimento Escoteiro, mas no fazer, no pensar, no agir.
Desta forma, a mensagem que quero passar, no Dia do Escotista, é que cada um tem um caminho à seguir no Escotismo. Somos livres para escolher como ele será percorrido e que tipo de trilha deixaremos aos demais. Mas, este livre arbítrio não nos exime, muito antes pelo contrário, de pensar nas crianças e jovens que, quotidianamente, se espelham em seus Chefes. Façamos, sempre, nosso melhor possível e assim teremos a certeza de deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos.
Sigamos a trilha deixada por nosso Fundador e, assim, tenhamos um Feliz (consciente) Dia do Escotista!
Boa tarde Chefe Márcio!
Muito legal e providencial sua reflexão, pois ao reiniciar-mos as atividades neste 2º semestre será importante reservar tempo para nos aperfeiçoar, visando um melhor servir.
Gilmar Drago.
Valeu meu gande Chefe Marcio, temos que estar sempre pronto para estar aprendendo e trabalhar com os jovens é um grande aprendizado, obrigado por nos passar varios, bjão no coração Chill
Adorei o seu blog, estou começando a blogar algumas ideias, ainda não tenho muita noção de como fazer. Estou seguindo você se puder por favor me siga também. Obrigado.
bom dia:
passando pelos canais de TV, me deparei com entrevista tua na Ulbra, não é meu interesse o assunto tratato no caso, mas assisti mesmo assim…..
Como comentário sobre o assunto deste nosso dia , mesmo não sendo tão “perfeitos” quanto nossos jovens por vezes nos idealizam, nossa “busca à esta perfeição”, o fato de sermos ou estarmos impacientes na busca deste aprimoramento, tanto nas qualidades técnicas como pessoais, acredito ser já um bom exemplo aos jovens, pois eles realmente percebem e sabem nossas qualidades e também defeitos..atrasado, um feliz dia do chefe escoteiro.
Guilherme,
Na TV, mas sem uniforme escoteiro! rsrsrs…
Concordo contigo, quando falas que a busca pelo aprimoramento técnico e pessoal deve ser tida como um bom exemplo para os jovens.
Porém, não acho que eles tenham tanta facilidade para perceberem nossas qualidades e defeitos, pois, uma vez que eles acabam “idealizando-nos” perdem o senso crítico.
Falo isso não por mal, afinal, nós também já fomos “os donos da verdade” durante a adolescência. E, nestes momentos, algumas vezes nos demos mal por não ouvir aos mais experientes.
Essa parte da “experiência” é que deve, sim, ser muito bem explorada.
Obrigado pela lembrança do Dia do Escotista e um forte abraço