Tags

, , , , , , , , , , , , , , , ,

Chico Xavier viveu uma vida exemplar e deixou ensinamentos simples, mas profundos, mesmo para quem não acredita na doutrina espírita. Temos muitos outros homens e mulheres, seres evoluídos, que são exemplo de vida, independentemente do credo ou da convicção religiosa, como Ghandi para quem não é hindu, Buddha, para quem não acredita na filosofia budista, Madre Teresa de Calcutá, para os não católicos.

Hoje é o dia do Escotista e uma frase de Chico Xavier chamou-me a atenção: “Não exijas dos outros qualidades que ainda não possuem.”

Refletir um pouco sobre esta lição fez com que me desse conta da tarefa do educador voluntário, quando exigir qualidade dos outros é fácil e, normalmente, natural. Entretanto, tê-las é muito mais difícil.

Exige uma busca diária de superação, de desenvolvimento de valores como paciência, humildade, bondade, perdão, tolerância, caridade e amor. Tais características são essenciais para a formação que buscamos complementar nos jovens do Movimento Escoteiro, mas, para tanto, faz-se necessário que o Escotista também as tenha, também as pratique, também busque complementar, melhorar ou, em alguns casos, adquiri-las.

Estas “coisas” precisam estar no dia-a-dia do educador, não apenas no educar das crianças e jovens que participam do Movimento Escoteiro, mas no fazer, no pensar, no agir.

Desta forma, a mensagem que quero passar, no Dia do Escotista, é que cada um tem um caminho à seguir no Escotismo. Somos livres para escolher como ele será percorrido e que tipo de trilha deixaremos aos demais. Mas, este livre arbítrio não nos exime, muito antes pelo contrário, de pensar nas crianças e jovens que, quotidianamente, se espelham em seus Chefes. Façamos, sempre, nosso melhor possível e assim teremos a certeza de deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos.

Sigamos a trilha deixada por nosso Fundador e, assim, tenhamos um Feliz (consciente) Dia do Escotista!

Anúncios