Tags

, , , , , , , , , ,

Caçadores de medalhas

Em tempos de jogos olímpicos temos a oportunidade atletas conquistando medalhas e retornando para seu país com esta conquista. Mas o que a medalha representa? Ela representa todo o esforço para conquistar um objetivo e para o atleta muito mais que isso, pois é na medalha que ele vê refletida cada etapa e gota de suor.

No movimento escoteiro não é diferente, faz parte da formação do jovem a conquista de objetivo em razão do seu desenvolvimento, para reconhecer o cumprimento das etapas existem os distintivos e os distintivos especiais, recebidos quando conquistar o nível máximo da sua formação naquela etapa. Além disso, para feitos excepcionais existem medalhas e diplomas de mérito.

Os distintivos são uma forma de incentivar os jovens, que costurados no uniforme exibem as conquistas e honras, não somente quando um lobinho ou escoteiro enche o braço com suas Especialidades, mas também quando suas estrelas de Boa Atividade exibem o tempo em cada ramo fazendo seu melhor possível.

Erra o chefe que “dá” os distintivos para expor uma tropa com mangas recheadas e escoteiros com cordões. Estes devem ser conquistados, com o esforço do jovem que mostrou interesse e buscou seu desenvolvimento, aprimorando suas técnicas escoteiras e se desenvolvimento como cidadão.
Merecedor é o jovem que realmente conquista cada distintivo e tem espírito escoteiro elevado, seguindo a Lei e Promessa.

Não somente aos jovens servem estas condecorações, os adultos que fazem além do seu dever, ajudam no crescimento do Movimento Escoteiro e se mostram como Escotistas ou Dirigentes e cidadãos exemplares, devem ter seu esforço e comprometimento reconhecimento em forma de diploma ou medalha de mérito.

No site da UEB (www.escoteiros.org.br) é possível obter mais informações sobre estas condecorações e de como solicitá-las. É uma forma de motivar os adultos e os jovens, pois ao ver seu chefe de tropa receber uma medalha o jovem se espelha e busca nele o exemplo.

Os escotistas devem motivar os jovens ser um Michael Phelps (nadador recordista olímpico) e fazer com que busquem e realizem os objetivos almejados, além de reconhecer cada etapa e quando merecido dar-lhe o distintivo ou medalha respectiva.

Anúncios