Tags

, , , ,

Movimento… o que? Escoteiro?

Este post direcionarei aos jovens que estão tendo o primeiro contato com o Movimento Escoteiro e aos escotistas que estão recebendo estes jovens em suas tropas.
Então primeiramente, parabéns pela escolha de entrar no movimento de jovens que tem 105 anos de existência, presente no mundo inteiro e com aproximadamente 30 milhões de integrantes. Você deve conhecer alguns escoteiros famosos como o primeiro homem a pisar na Lua: Neil Armstrong (falecido neste mês), Bear Grylls (A Prova de Tudo no Discovery Channel), Barack Obama (presidente dos EUA), Paul McCartney (ex-Beatle), Steven Spielberg (diretor de cinema) além de muitos outros. Afinal em todos esse tempo já passaram mais de 500 milhões de escoteiros.

Se você não visitou ainda um Grupo Escoteiro procure um próximo da sua região no site da União dos Escoteiros do Brasil (www.escoteiros.org.br). Agora se você já está frequentando um, já deve ter conhecido o monitor ou primo da sua patrulha ou matilha. E inserido no ramo certo de acordo com a sua idade (lobinhos a partir dos 6 anos até os 11 incompletos, escoteiros de 11 à 15 anos incompletos, sênior ou guia dos 15 aos 18 anos incompletos, ao completar 18 anos o jovem entra no Ramo Pioneiro ou dependendo do Grupo se torna assistente de chefe).

Já no Grupo, o jovem passa por algumas atividades experimentais (esse período varia por Grupo), até decidir fazer sua inscrição, tem algumas taxas pagas para a Região e para a UEB Nacional, além da mensalidade que servem para manutenção, lanche e materiais usados em atividades. Tanto a UEB quanto alguns grupos tem incentivo com isenção de taxas, pergunte se você pode participar desta maneira.

Conheça a história do Movimento Escoteiro, desde a sua criação por Baden-Powell, à chegada do ME no Brasil e a história do Grupo, da tropa e da patrulha. Também você precisará de um uniforme ou traje (de acordo com cada GE), procura um loja escoteira próxima na sua cidade ou melhor ainda se conseguir algum uniforme doado de um escoteiro que cresceu e não cabe mais nele.

O mais importante é conhecer o propósito do Movimento Escoteiro, que não é somente ensinar ou educar, e sim auxiliar em ambos. Formando desde a base o caráter do jovem, tornando-os cidadãos corretos e o futuro do país.


Se não conhece, venha conhecer e não se arrependerá, se já faz parte então leve seus amigos para conhecer.

Mais escoteiros melhores cidadãos.

Sempre Alerta!

Anúncios