Tags

, , , ,

Talvez o momento mais importante da vida do escoteiro (lobinho e demais) é a cerimônia de promessa. Pois é a partir deste momento que viverá como um escoteiro, crescendo e se desenvolvendo seguindo os preceitos que o Movimento Escoteiro ensina.

Image

Mas proporcional a sua importância é sua simplicidade, não espere ver em uma cerimônia de promessa um grande Buffet, luzes, telão ou fogos de artifício. Pois tudo que deve ser mostrado, ou seja, o simbolismo é simples. Não irei citar os símbolos usados para manter o mistério aos não promessados.

 

De igual importância e simplicidade é o Distintivo de Promessa, que nada mais é que uma singela maneira de mostrar que aquele jovem (ou adulto) segue a Promessa e a Lei Escoteira, e mesmo que desgastado (o pedacinho de tecido) o valor da promessa feita é maior ainda do que quando foi costurada no uniforme.

 

Devido a importância do momento, é satisfatório que os entes queridos do futuro “promessado” sejam convidados, e seja registrado com fotos. Este evento que deve ser programado com boa antecedência para que além dos pais ou responsáveis, o Diretor Presidente do Grupo e o Diretor Técnico.

 

Todo o ritual varia de acordo com cada Grupo Escoteiro, e para os chefes menos experientes seguem algumas dicas:

-Leia os guias e manuais do ramo, para conhecer o simbolismo e procedimentos;

-Treine antes;

-Prepare tudo previamente e combine com o jovem e os demais escotistas como ocorrerá;

-Se precisar, peça ajuda;

-Respire fundo e tudo sairá perfeitamente.

 

De acordo com as Regras 004, 005 e 006 do P.O.R.:

 

A Promessa Escoteira, prestada por escoteiros, escoteiras, seniores, guias, pioneiros e pioneiras na cerimônia correspondente, e renovada quando da passagem de um Ramo para outro, é a seguinte:

 

Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para:

Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria;

Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião;

Obedecer à Lei Escoteira.

 

A Promessa do Lobinho, de forma adaptada à idade, prestada por lobinhos e lobinhas na cerimônia correspondente é a seguinte:

Prometo fazer o melhor possível para:

Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria;

Obedecer à Lei do Lobinho e fazer todos os dias uma boa ação.

 

Os escotistas e dirigentes, na cerimônia de Promessa ou na posse de um cargo, prestarão a Promessa Escoteira da REGRA 004 acrescentando ao final: “e servir à União dos Escoteiros do Brasil”.

 

Comente, compartilhe, participe.

Sempre alerta!

Anúncios