Tags

, , , , , , , , , , , , , , ,

Que os Escoteiros podem deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram, ninguém duvida.

Encontramos este conceito na Missão e na Visão do Movimento Escoteiro. Para aqueles que não lembram, vale repetir:

Missão

A missão do escotismo é contribuir para a educação do jovem, baseado em sistema de valores baseados na Promessa e na Lei Escoteira, ajudando a construir um mundo melhor, aonde se valorize a realização individual e a participação construtiva em sociedade.

V I S Ã O

O Movimento Escoteiro, é um movimento global que produz uma real contribuição na criação de um mundo melhor.

Porém, como contribuir, realmente, para a criação de um mundo melhor se, muitas vezes, sequer olhamos para o lado?

Infelizmente, esta é a realidade de muitos Grupos Escoteiros, que não sabem as necessidades da sua comunidade, não estão abertos para as demandas da entidade mantenedora e, por isso, não conseguem tornar-se agentes construtivos e colaborativos.

Se pretendemos salvar o mundo, temos que aprender a salvar no nosso bairro, a nossa cidade antes.

As boas práticas para atividades comunitárias (veja bem o nome: comunitárias, que vem do latim communitas, ou seja, relativo a comunidade) podem ser encontradas, dirigidas e coordenadas pelos Pioneiros.

Se o seu Grupo não tem um Clã forte e estruturado, é melhor começar o trabalho logo, pois, sem isso, fica difícil engajar a Tropa Sênior, a Tropa Escoteira ou a Alcateia na busca de melhorias e soluções para os problemas do bairro.

Cada vez que o Grupo Escoteiro se faz participativo e ativo na sua comunidade, ele cresce (em todos os sentidos) e, ao mesmo tempo, produz uma real contribuição na criação de um mundo melhor.

Vamos auxiliar o Clã, a ajudar o Grupo, a deixar o Mundo melhor? Afinal, “Não existe ensino que se compare ao exemplo” (Baden-Powell)

Anúncios