Tags

, , , , ,

Pense comigo, o escoteiro coloca o uniforme todo o sábado vai para a sede escuta o chefe dando algumas instruções de campo, canta uma “musiquinha”, faz alguns dos jogos amplamente conhecidos, faz a bandeira e vai para a casa, e isso se repete a cada sábado a tarde. Até chegar o dia do acampamento, monta a barraca, jogos, fogo-de-conselho, desmonta barraca e vai pra casa. No sábado seguinte novamente as atividades corriqueiras de sede. Agora responda, qual o jovem gostaria de fazer atividades assim?

Se você pensa como eu, a resposta é nenhum.

Então por que não diversificar, variar, alternar, mudar, revezar? Isto é, cada sábado algo diferente, talvez com o mesmo objetivo e mantendo o tema do ciclo de programa, mas diferentes, use o fundo de cena em um jogo comum e mude um pouco as regras. Ou até mesmo, se afaste um pouco da sede, visite uma praça no bairro. Dificulte um pouco aquele jogo simples, faça trabalhos artesanais, use a tecnologia e temas atuais.

Como por exemplo, a Alcateia no nosso Grupo, que recentemente usou o tema “Olimpíadas”, e a cada sábado faziam uma série de jogos com os lobinhos com direito a pódio e medalhas. Não preciso dizer que os jovens adoraram.

Na questão do acampamento e atividades externas, procure por locais diferentes como propostas de atividades diferentes. Sugiro que façam passeios e conhecer áreas afastadas dentro da própria cidade ou em um acampamento viaje para longe, afastado dos grandes centros metropolitanos, com belas vistas, cachoeiras, rios e aquele céu estrelado que brindará o fogo-de-conselho e atividades noturnas.

Não seja repetitivo, revezem até os escotistas que aplicarão os jogos, certamente terá algum jogo que os jovens sempre pedirão e talvez este fique sempre na manga, caso sobre um tempinho entre uma atividade e outra.

No último acampamento da Tropa Escoteira do Grupo, tivemos o tema (escolhido pelos jovens) de Cosplay, ou seja, cada um se fantasiou de personagem de desenho, filme ou jogo. Garanto que estava muito divertido e até os chefes entraram no espírito.

Então, diversifique, mude, experimente e se divirta.

Sempre alerta.

Anúncios