Na hora de um Grupo Escoteiro adquirir equipamento novo para suas tropas, ou mesmo um Grupo recém aberto, um item essencial para acampamentos é a barraca e comprar uma barraca pode ser bem complicado. Compre a barraca certa e você experimentará por anos o que é acampar debaixo de uma tempestade e não sentir uma gota sequer. Mas se adquirir a errada, sua tropa experimentará noites terríveis (frias e molhadas) e em breve terão de investir mais valor para substituir as barracas que rapidamente se deteriorarão.

Image

 Existem atualmente vários tipos de barraca, sendo sem dúvida as melhores, as que possuem o assoalho impermeável, fixo as paredes. Isso assegura um perfeito isolamento da umidade do solo, e quando a porta está fechada, impede a entrada de qualquer animal e insetos.

 Durante a compra

– Cheque a durabilidade do chão da barraca e se ela é a prova d’água.

– Cheque a costura de toda a barraca, se ela é bem reforçada nas costuras, cantos e outros pontos de força. Procure saber se você precisa passar selador líquido (silicone) na costura depois que comprar a barraca e com qual freqüência isto precisa ser feito.

– Não se esqueça de checar se a armação está correta e se todos os pinos estão lá.

– Cuidado com as barracas de cores verde, marrom e cinza, pois elas se mesclam muito fácil à paisagem ao redor e podem se tornar difíceis de encontrar depois de um longo dia de trilhas. Se acontecer de se perderem, uma barraca vermelha ou amarela será muito mais fácil de visualizar. É preferível que seu interior seja de cores claras também.

– Armações de alumínio são consideradas a melhor escolha, pois elas são leves e resistentes e não corroem quando molhadas. Armações mais caras como as de carbono podem se mais leves e mais resistentes, mas por ser tão flexíveis são capazes de falhar quando expostas a ventos muito fortes.

– É importante verificar o tecido, a seguir alguns disponíveis no mercado e suas características:

Algodão: Transpira bem, sem condensar. É pesado. Apodrece-se com facilidade e não é conveniente para as barracas leves. Não resiste ao esforço elevado.

Nylon-Poliamida: Tem grande resistência a estiramentos e abrasão. É muito elástico, não apodrece e é leve. Altera-se sob a ação de chuva ácida, e se deforma em caso de chuva.

Nylon-Ripstop: Variação do Nylon com linhas de reforço. Usado freqüentemente como material leve para a barraca interna. Relação ideal peso/resistência a rasgos.

Poliéster: Tem uma grande resistência ao rasgo e à abrasão, Não apodrece, é leve. Não se deforma sob a ação da umidade, não sofre a ação da chuva ácida e dos raios ultravioleta. Tem o inconveniente de uma baixa elasticidade.

Image 

Dicas de como montar:

A barraca deve ser uma confortável residência durante o acampamento, deve ser colocada em lugar bem seco ou gramado, onde bata o sol da manhã. Nunca a instale no capim alto, nem muito próximo a um rio, nem em lugar muito sombrio.

A montagem varia de acordo com o tipo de barraca. Os tipos mais comuns usados atualmente podem ser montados seguindo estes passos:

1. Desdobre a barraca, estendendo-a no chão. Verifique que suas portas estejam fechadas.

2. Crave os espeques que prendem o assoalho ao chão.

3. Monte a armação (varetas de vibra ou tubos)

4. Prenda a barraca nas varetas (normalmente umas tirinhas com ganchinhos)

5. Coloque o sobre-teto por cima da barraca, verifique o lado da porta, estique bem e coloque os espeques.

6. Cave a valeta de drenagem, para o caso de chuvas fortes.

7. Fixe os espeques, firmemente no chão.

 

Os espeques devem sempre ser colocados a 45º de inclinação.

Na falta do espeque original de sua barraca você pode improvisar cortando uma madeirinha de uns 20 cm, afie a ponta e faça uma cava para o esticador.

Procurar retirar do local escolhido todas as pedras pontiagudas e galhos, evite cupinzeiros e formigueiros. O nylon resiste muito bem à abrasão, mas pode chegar a cortar-se. Se isto não é possível, colocar uma proteção sobre o solo.

 

Um procedimento importante para manter a barraca seca é selar as costuras com um selador apropriado. Faça isto antes de usar a barraca. Ao acampar, arme a barraca sobre um pedaço de lona plástica, para evitar que a umidade do solo entre pelo piso. Este procedimento serve também para manter o piso limpo e protegido contra o desgaste.

Nunca guardem a barraca se ela estiver molhada, pois isto fará com que o tecido se estrague e rasgue e além de destruir o nylon, ela ficará com um cheiro ruim e mofado. Se for possível, deixe sua barraca secar pela manhã. Mas se por algum motivo isso puder ser feito na saída do acampamento, não se esqueça de fazê-lo assim que chegar na sede.

Retire toda a poeira e folhas com um pano úmido e pendure-a para secar. O sol também fará com que a barraca se deteriore. Se for possível, acampe na sombra a fim de evitar os perigosos raios UV.

 

Escolhendo a barraca convém considerar outros critérios além do preço de compra. Avalie a relação do custo da barraca com a durabilidade, o conforto e a segurança que te oferece.

Acampar é o ponto alto do movimento escoteiro e pode ser uma das diversões mais simples da vida. Todas as barracas têm seus prós e contras então o que você precisa fazer é considerar suas necessidades antes de comprar alguma coisa.

 Comente, compartilhe e  sugira o assunto da próxima semana.

Bons acampamentos e sempre alerta

Anúncios