Tags

, , , , , , , , , , , ,

Se os Escoteiros desaparecessem do Brasil. Se sumissem de uma hora para a outra. Quem notaria a nossa falta?

Esta pergunta foi feita pelo atual Presidente do Grupo Escoteiro Arno Friedrich – 43RS, durante um evento que fizemos no domingo, no Colégio Dom Bosco.

Confesso que demorei uns quantos minutos pensando nesta pergunta.

A resposta, por mais absurda que pareça para qualquer dos envolvidos (ou apaixonados) com o Movimento Escoteiro é: ninguém!

Ok, quando muito, algumas comunidades que têm Grupos Escoteiros realmente atuantes notariam que os escoteiros haviam sumido. Só que levariam um bom tempo para perceberem isso. Mas, a sociedade em geral não teria perda alguma.

Ouso dizer que muitas pessoas acham que isso já aconteceu.

Para quem acredita que pode mudar o mundo, que é educação para a vida, temos um longo caminho a percorrer. No meu entender, apesar de longo, ele não pode tardar muito. Não digo que tenhamos que fazer tudo de forma rápida e sem planejamento. Ao contrário, temos que nos cercar de todos os elementos, elaborar planos e projetos, partindo, em seguida para a execução. Mas, é necessário ser objetivo e começar a agir logo.

Necessitamos, cada vez mais, gente capacitada para cada uma das funções desempenhadas no Grupo Escoteiro. A realidade deve ser a mesma no nível Regional e Nacional.

Precisamos, também, pensar em qualificação dos Escotistas, pois, eles estão, diariamente, em contato com as crianças e jovens. Devemos ultrapassar uma grande barreira, qual seja, acreditar que os cursos formais, aplicados no Movimento Escoteiro, são suficientes para isso.

Eles são, muitas vezes, apenas a introdução ao nosso Método, aos nossos Princípios e Valores, a nossa forma pedagógica diferenciada (exemplar, diferenciada e inspiradora, criada por Baden-Powell).

Devemos pensar e modificar a forma, o nosso relacionamento com as crianças e jovens (e com os pais destes), para que seja duradouro e eficiente. Somos muito mais que um clube de campo, que uma recreação e para provar isso, dependemos apenas de profissionais que saibam fazer essa conexão.

Anúncios