Tags

, , , , , , , ,

Há mais de 8 anos que o primeiro sábado de cada mês tem uma rotina diferente para o Grupo Escoteiro Arno Friedrich. É dia do Sábado Solidário, do Banco de Alimentos.

Logo cedo tomamos nosso posto e quando abrem as portas do Supermercado Nacional – Loja Gomes de Freitas, ali estão Lobinhos, Escoteiros, Seniores, Pioneiros, Escotistas ou pais, na coleta de alimentos não perecíveis. Temos uma média de 120kg por turno, mas quando são os Lobinhos na equipe de serviço, as doações são sempre muito maiores!

No final do dia o pessoal do Banco de Alimentos recolhe apenas uma parte das doações, que beneficiam mais de 350 instituições cadastradas e mais de 40 mil famílias, distribuindo mais de 3 milhões de quilos de alimento/ano.

Por que uma parte? Porque a alegria e o sentimento de dever cumprido ficam com cada um das crianças e jovens engajados em fazer o seu dever para com o próximo. E este agir positivo, posso assegurar, não nos custa nada. Apenas nos engrandece.

Na semana passada, quando fomos até o Banco de Alimentos para buscar mais flyers e cartazes para divulgação, fomos surpreendidos com a informação de que o único (sim único, você não leu errado) Grupo Escoteiro de Porto Alegre que participa do Banco de Alimentos é o Grupo Escoteiro Arno Friedrich – 43RS.

Ficamos muito honrados por sermos os únicos. Mas, muito tristes por sermos o único Grupo Escoteiro de Porto Alegre a participar do Sábado Solidário.

Nosso fundador disse que “Diante de cada Homem, abrem-se dois caminhos: o do egoísmo ou o do Serviço. Cada um terá que escolher por si próprio qual será o verdadeiro lema. O egoísmo é mais cómodo; o Serviço envolve sacrifício. Se um indivíduo não é capaz de se sacrificar, não tem direito de se chamar Homem. Mas se se sacrifica para servir, exprimindo da melhor maneira possível o seu amor, pode estar certo de que a vida será para ele um bem muito real, cheia de Felicidade”.

Se pudesse me atrever ou desafiar cada um de vocês, eu diria: procurem o Banco de Alimentos. Façamos algo pelo próximo. Mostremos à sociedade o valor das pequenas ações e que o Movimento Escoteiro não está alheio as necessidades da sua comunidade.

Anúncios