Tags

, , , , , , ,

Semana passada, tive a oportunidade de encontrar-me com vários Escotistas e Dirigentes na cidade de Santa Maria. Foi uma noite de interessante trabalho, com troca de informações, compartilhamento de ideias, entre outros.

livrosLá, assim como em outros eventos, workshops ou seminários nos quais tenho sido convidado a falar, tenho apresentado-me, também, como autor do MaisUmEscoteiro, tamanho o sucesso que o blog atingiu.

Durante o intervalo, um dos Escotistas procurou-me para identificar-se como um leitor assíduo. Disse que gostaria muito de comentar sobre vários assuntos postados, mas que não o fazia porque somente “figurões” do Movimento Escoteiro comentavam e ele não sentia-se a altura.

Como não poderia deixar de ser, preocupei-me. Meu primeiro sentimento foi o de que não estaria conseguindo atingir um dos objetivos do blog: fomentar a discussão e reflexão de temas relacionados ao Movimento Escoteiro.

Desde o primeiro momento este foi o meu maior desafio.

Acreditei que conseguiria fazer com que os leitores refletissem sobre o assunto e que pudessem comentar, discordar, propor alternativas, novos pontos de vista. Imaginava que haveria compartilhamento de ideias.

Depois daquela conversa em Santa Maria, dei-me conta de que para que isso realmente aconteça, as pessoas devem sentir-se a vontade ou “entre amigos” aqui no blog. 

Ao contrário de ser uma série de escritos teóricos, uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades destinadas a alguns poucos, deve, cada vez mais, propor o debate, pontuar temas que nos façam querer opinar, contar nossas experiências.

Podem ter certeza de que, quando escrevo, ajo desta forma. Tento expressar, de uma forma simples, meu ponto de vista, por mais que algumas vezes seja equivocado. E, para alimentar a discussão, existem situações nas quais procuro ser provocativo.

Opiniao

Portanto, se ainda não havia dito isto de forma clara, acho que o momento é agora: o blog nasceu para que a reflexão e a discussão (salutar e positiva, logicamente) sejam instrumentos semanais, ao alcance dos Escotistas e Dirigentes, com a contribuição de todos para o nosso Movimento Escoteiro

Se este for o Norte, em 2013, terei a certeza de que estamos no caminho certo.

Anúncios