Tags

, , , , , , , , , , , , , , , ,

No livro “Lições da escola da vida”, Baden-Powell indica quatro pontos necessários para fazer um plano de discurso, de livro ou de uma atividade.

Segundo B-P, estas são as bases para o sucesso de qualquer projeto.

LICOES_DA_ESCOLA_DA_VIDA_1233104075Pa) Saber claramente sua finalidade e saber expressá-la;

b) Que seja atraente;

c) Formular uma lei que lhes sirva de linha de conduta; e

d) Formar uma organização conveniente sob a liderança de chefes competentes.

Foi exatamente isso que ele fez com o Movimento Escoteiro.

Temos inúmeros exemplos de que o planejamento foi seguido a risca por seu criador e, hoje, compete a cada um dos educadores escoteiros tocar este projeto para frente, para que ele continue gerando bons frutos.

A tarefa não é fácil, sem dúvida. Mas, seguindo as orientações dele, temos melhores condições de executar a tarefa e alcançar o êxito esperado.

Mas, para tanto, temos que ser capazes de explicar, claramente, a finalidade do Movimento Escoteiro, não apenas aos pais ou responsáveis, mas, especialmente às crianças e jovens. Para estes, a explicação está inserida no programa escoteiro, ao qual devemos dedicar muita atenção e estudo, disciplina e organização.

Devemos torná-lo ainda mais atraente, sem desculpas que os shoppings, o video-game  e uma série de outros fatores que afastam as crianças e jovens do Escotismo. Quem experimente atividades atraentes, progressivas e variadas, tem tudo para gostar. E quem gosta, fica. Fica a trás outros para compartilhar desta experiência.

Quanto a conduta, se não somos capazes de dar o exemplo da Lei e da Promessa, não deveríamos tentar passar estas normas de conduta para crianças e jovens. Não estamos aqui falando em conhecer ou em “saber de cor”. Mas, de seguir os preceitos éticos e morais da Lei Escoteira, fazendo com que, diariamente, a Promessa seja cumprida por nós mesmos. Senão, como posso pretender ensinar aquilo que não vivencio.

Assim agindo, nos manteremos competentes para levar avante esta organização mundial, educacional, voluntária, apartidária e sem fins lucrativos, cujo Norte é educar nossas crianças e jovens para a vida.

Anúncios