Tags

, , , , , , , , , , ,

O mundo ganha com ações mais éticas!

Esta frase não é minha, é do professor titular de Ética e Filosofia Política da Universidade de São Paulo (USP), Renato Janine Ribeiro, em entrevista concedida a Revista Organicom.

eticacarater-e-moralSem ser catastrófico ou alarmista, mas prevendo o que nos espera, o Professor Renato Ribeiro opina que o mundo como está pode tornar-se insustentável.

Para ele, a ética tem um papel imprescindível para reverter este processo.

E deixa bem clara sua opinião, ao explicar que tomar o caminho ético não é nada fácil, ainda mais em uma sociedade na qual ter a consciência tranquila está longe de ser algo valorizado pelos demais. Mesmo assim, ressalta que não há como fechar negociações de quem vai ser ético e quem não vai.

Esta é deixa que o Movimento Escoteiro precisa para entrar em campo.

Não que o Escotismo tenha a pretensão de ser o único movimento educacional de crianças e jovens capaz de fortalecer valores éticos. Mas, como os beneficiários do Escotismo estão em pleno desenvolvimento e vorazes por seguir um bom exemplo, são capazes de assimilar com facilidade a importância de trilhar um caminho ético, na construção de um futuro melhor.

Esta fácil assimilação, como referi acima, depende do agir dos Escotistas e Dirigentes, que necessitam capacidade e visão educacional para motivar as crianças e os jovens. São os exemplos cotidianos e as ações simples, práticas e diretas que nos permitem ensinar que vale à pena manter-se ético, agindo com a consciência tranquila em toda e qualquer situação.

Inúmeras ferramentas estão ao nosso alcance, tais como jogos e atividades educativas, tarefas que podem ser desenvolvidas durante a semana, na escola ou na comunidade. Enfim, tudo que estimulem a ações éticas por parte dos nossos jovens.

bp-presents-awardO exercício continuado destas ações e o exemplo vivo dos Chefes, fortalecerão o caráter das crianças e jovens, eis que este constitui-se na soma de nossos hábitos e virtudes ou vícios, resumindo-se em índole ou firmeza de vontade.

O que todo Escotista não pode deixar de dizer é que o sujeito sempre será responsável pelas decisões que toma, que o caminho a ser seguido será aquele escolhido pelo caminhante.

Se pudermos orientá-los de forma correta, melhor. Mas, a decisão será sempre dos jovens.

Anúncios