Tags

, , , , , , , , , , ,

Pixação não é grafite. Um é arte, o outro depredação.

streetart

Mas por que, num blog escoteiro, faríamos esta distinção? Porque existem os Escoteiros e existem entidades que se dizem escoteiras.

Mundo afora, existem muitos movimentos juvenis de sucesso. Muitos deles não são Escoteiros. Entretanto, alguns decidiram que seria mais fácil usar uma bandeira forte ou um nome de peso para (tentar) legitimar “sua causa”. Apropriar-se do termo escoteiro é uma prática que se tornou comum e, aos desavisados, passa desapercebido.

Isto, pois, utilizam-se do Método criado, testado e difundido por Baden-Powell. Adotam uniformes, distintivos e técnicas semelhantes aos do Movimento Escoteiro. E, se perguntados sobre quem são, não hesitam em dizer: Somos Escoteiros.

scouts franceEm alguns países a pluralidade de associações escoteiras é permitida, sendo pioneira nisso a França, com suas 9 grandes associações, organizadas segundo uma lógica religiosa.

Nosso vizinho, Uruguai, também tem uma experiência semelhante.
A Organização Mundial do Movimento Escoteiro, entretanto, reconhece apenas uma associação oficial por país, há várias décadas.

A solução encontrada por estes “genéricos” não foi o diálogo. Ao contrário, criaram outra organização mundial para dar aparência de legitimidade ou, pior, para dar cara de Movimento Escoteiro.

Podem usar algumas nomenclaturas semelhantes, podem ter os mesmos valores morais, podem utilizar-se da estrutura de Patrulhas para que o jovem aprenda fazendo, podem usar fotos ou o nome de B-P.

Não tenho nada contra, mas, sejamos claros: não é Escotismo que eles praticam. E esta informação deve chegar aos pais ou responsáveis, pois eles é que decidirão sobre a educação para a vida que darão aos seus filhos ou outra coisa qualquer.

Escoteiro é Escoteiro. E pixação não é grafite!

Anúncios