Tags

, , , , , , ,

Milhões de pessoas, no mundo inteiro, utilizam um uniforme semelhante ao teu, ao meu. Ao andarmos na rua uniformizados ou comentarmos sobre o Escotismo numa roda de amigos, virou e mexeu alguém vai nos perguntar porque somos Escoteiros.

Geralmente temos várias explicações. Contamos alguns fatos ou narramos algumas aventuras, explicamos que se trata de um movimento voluntário, falamos do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, que acreditamos ser possível deixar o mundo um pouco melhor e tal.

Há muito tempo não via uma explicação tão convincente quanto a desta Escotista Dinamarquesa, Signe Bjørg Jensen.TED Talks

Ela fala de uma forma simples  e bastante clara das mudanças que ocorrem na vida dos pequenos.

Nos recorda a quantidade de professores que passam por eles ao longo da vida escolar.

Aponta que alguns ainda passam pelo doloroso processo de separação dos pais e a experiência de vê-los com namorados ou novos companheiros.

Signe nos faz pensar sobre as inconstâncias e de rápidas mudanças do mundo moderno e quanto o papel do Escotista transformou-se, em razão disto. Destaca que nos tornamos um dos referenciais de estabilidade, ao permanecer durante longos anos trabalhando no mesmo Ramo.

Em sua fala, explica que não é necessário ter habilidades específicas ou ser o melhor em alguma coisa para ingressar no Movimento Escoteiro. E que grande parte da transformação das crianças e adolescentes ocorrerá enquanto estiverem no Escotismo.

Mas, porque a Signe, você e eu somos Escotistas? Por que acreditamos que conseguimos transformar crianças nos adultos mais surpreendentes do mundo.

Simples assim, apesar da complexidade e do trabalho que tal afirmação faz recair sobre cada um de nós. Ao contrário do que pode parecer, em momento algum nos isentamos da responsabilidade, pois, devemos atentar, sempre, para a educação pelo exemplo. Esta deve estar incorporada, arraigada em nossos hábitos, na nossa rotina a ponto de que seja exercida de forma natural.

Sugiro que assistam ao vídeo no link abaixo (legendas somente em espanhol). Tenho certeza que sentirão o mesmo orgulho que eu.

Afinal, somos Escoteiros!

http://www.youtube.com/watch?v=_wT0YLKbwoU

Anúncios