Tags

, , , , , , , , , , , , , ,

As vezes as pessoas perguntam se o sucesso teria uma fórmula. Para mim, é lógico que tem. Basta olhar para o Movimento Escoteiro para dar-se conta de que simplicidade,  sensibilização, superação e dedicação a uma causa são itens desta fórmula.

sucesso_segredoNão sou eu que digo, mas os experts no assunto: nada que seja muito complicado de fazer atingirá o sucesso.

O Escotismo consegue chegar a todas as camadas sociais, nos mais diferentes países do mundo porque é simples e fácil. Em poucas palavras, ou melhor, em poucas atividades é possível compreender e encantar-se com o nosso Movimento. Ele é muito prático e pode ser “vendido” tanto para os pais, quanto para as crianças e jovens.

Para atingir o sucesso, além de ser simples, é preciso sensibilizar.

Como assim? Precisa criar um novo papel, mudar paradigmas, precisa tocar e mexer nos sentimentos das pessoas e assim atingir o sucesso.

Existe algo mais sensibilizador que uma cerimônia de promessa simples e marcante? Que a reflexão ao redor do fogo de conselho? Ou uma corte de honra bem dirigida, com objetivos claros e permitindo aos jovens decidirem os rumos das vidas deles?

Somos marcantes, porque sensibilizamos os jovens e as famílias escoteiras, ficamos marcados em seus corações.

O sucesso precisa vir acompanhado, também, de uma boa história de superação.

Para o sucesso do Movimento Escoteiro, utilizamos o Sistema de Patrulha, que promove o desenvolvimento constante dos jovens, trabalhando em pequenos grupos e liderados por outro jovem. A autonomia, união e a iniciativa das Patrulhas fazem com que os jovens possam superar-se, crescendo e desenvolvendo-se em conjunto.

Na superação entra, do meu ponto de vista, nossas marcas registradas: ética, disciplina e valores bem definidos.

Não somos o único movimento com tais características, já disse isso num post recente. Quem não identifica o Escotismo ou um Escoteiro desta forma?

Para finalizar com chave de ouro, temos dedicação a uma causa.

As crianças e jovens que ingressam no Movimento Escoteiro não sabem tudo da vida, não estão preparados para enfrentar as adversidades ou o “mundo cão”. Mas eles sabem e acreditam que podem deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram.

Foi assim que nosso fundador resolveu o problema, inserindo no grande jogo a dedicação pessoal e individualizada, colocando cada um dos Lobinhos, Escoteiros, Seniores e Pioneiros envolvidos até a raiz numa grade causa.

Não, ninguém está falando em mudar o mundo. O que estamos dizendo é que somos responsáveis por deixá-lo um pouco melhor. E com muita dedicação somos capazes de fazer!

O sucesso do Movimento Escoteiro está nos gestos, pensamentos e ações de cada uma das crianças e jovens que dele participa, conduzindo o mundo, com o seu agir, para um futuro melhor.

escoteiro lição de vida

 

Anúncios