Tags

, , , , , , ,

Como diz o sexto artigo da Lei Escoteira: “O escoteiro é bom para animais e plantas”. Simples assim. E com esta razão e sentido que acompanhando a mudança realizada pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM), a UEB lançou a Insígnia Mundial do Meio Ambiente, que veio para substituir a Insígnia Mundial de Conservacionismo.

Um novo Guia já está disponível para venda na Loja Escoteira Nacional e nas lojas regionais.

Imagem

REGRAS PARA CONQUISTA DA INSÍGNIA MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE

Atendidas as exigências a seguir, a Diretoria do Grupo, por proposta do Chefe de Seção, conferirá ao lobinho/lobinha, ao escoteiro/escoteira ou ao sênior/guia o direito de usar a Insígnia Mundial de Meio Ambiente, consoante as seguintes normas:

a) O jovem deverá participar satisfatoriamente, a critério da chefia da Seção, de atividades, jogos e dinâmicas como aquelas propostas no GUIA DA IMMA, realizadas com o objetivo de levar o jovem a “EXPLORAR E REFLETIR” em cada um dos 5 objetivos seguintes:

– ar e água;

– habitats e espécies;

– substâncias perigosas;

– melhores práticas ambientais;

– riscos ambientais e desastres naturais.

A avaliação do nível de participação dos membros juvenis nas atividades, jogos e dinâmicas, será realizada pela chefia em conjunto com a Seção, de acordo com o roteiro sugerido em cada ficha de atividade, buscando-se aferir e aumentar o nível de compreensão dos jovens sobre o tema tratado.

b) O membro juvenil deverá planejar e executar, sozinho ou em equipe, um projeto ambiental no qual ponha em prática conhecimentos adquiridos em relação a um ou mais objetivos explorados no item “a”.

c) A ROCA DE CONSELHO ou CORTE DE HONRA avaliará o comportamento do jovem em relação ao meio ambiente e emitirá uma RECOMENDAÇÃO em que atesta que o postulante “manifesta, no dia-a-dia, que compreende e demonstra, conforme seu grau de maturidade, a importância de adotarem-se as melhores práticas para o meio ambiente, participando ativamente das ações coletivas da sua seção”.

d) A IMMA entrará em vigor no dia 01/05/2011,em substituição a IMC – Insígnia Mundial de Conservacionismo, e deverá ser conquistada em cada Ramo, inclusive como pré-requisito para os distintivos especiais.

e) Aqueles que já tiverem iniciado o processo de conquista da Insígnia Mundial de Conservacionismo (IMC) poderão concluí-lo até 31/12/2011. A IMC poderá ser usada como pré-requisito para os distintivos especiais até 30/04/2012.

f) A IMMA pode ser usado após a mudança de Ramo, até que se conquiste a insígnia correspondente ao novo Ramo ou que o deixe.

A IMMA é um distintivo circular, medindo 5,5 cm de diâmetro, bordada sobre tecido branco, mostrando ao centro o continente Antártico, outras formas que não mostram nenhum continente em especial, e o símbolo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, circulados por uma corda nas cores azul, verde ou roxo correspondendo aos Ramos Lobinho, Escoteiro ou Sênior, respectivamente, e usada acima do bolso esquerdo da camisa do uniforme ou traje escoteiro, acima dos demais distintivos usados nessa mesma posição. Quando usada em conjunto com o Cruzeiro do Sul, deverá ficar à esquerda deste, com ambos colocados em simetria, em relação ao centro do bolso.”

Imagem

Estas regras estão no site www.escoteiros.org.br.

Mas além de conhecer as regras e todas as etapas, é importante que os jovens e os escotistas estejam cientes da importância de tal distintivo, não somente como etapa, mas algo que fique na consciência de todos, da importância da preservação e respeito à natureza.

Imagem

Afinal:

Quando a última árvore tiver caído,
Quando o último rio tiver secado,
Quando o último peixe for pescado,
O Homem vai entender que o dinheiro não se come.

Aproveito para sugerir este site: http://www.redeambientalescoteira.org.br/

Sugira o tema da próxima semana.

Sempre alerta.

Anúncios