Tags

, , , , , , , , , ,

Já escrevi anteriormente sobre a liderança do monitor/primo, se não leu aqui está o link: https://maisumescoteiro.wordpress.com/2012/05/11/coluna-do-filipe-monitor-o-lider/ . Mas a proposta da coluna de hoje é indagar se você (primo, monitor ou chefe) está exercendo chefia ou liderança na sua matilha/patrulha/tropa.

Imagem

Primeiramente precisamos saber quais as fundamentais diferenças entre ser um chefe ou ser um líder. Liderar pessoas não é uma tarefa fácil, o exercício da liderança requer do líder autocontrole e senso de justiça para enfrentar situações ou dificuldades que virão.

O líder precisa ter a capacidade de se aproximar das pessoas, analisar as situações com uma visão humanizada, respeitar as limitações de seus liderados e ter o desejo de contribuir com o crescimento dos mesmos.

Alguns lideres confundem seus papeis e ao invés de formarem pessoas querem simplesmente dar ordens a elas tornando-se chefe e não líder.

Imagem

O chefe não se empenha em ajudar os seus liderados, sua principal meta é dar ordens para que o trabalho seja realizado, geralmente fazem questão de deixar bem claro para todos quem é que manda.

O chefe enxerga o hoje o líder enxerga o amanhã, a visão do chefe é limitada a visão do líder é muito mais ampla o líder lança a semente e aguarda pacientemente a hora da colheita.

O líder ao contrário do chefe trabalha o presente preparando o futuro, tem como meta ajudar os liderados a se tornarem líderes ou a realizarem seus objetivos. O líder eficaz é aquele que passa despercebido aos olhos da sua equipe ou instituição, ele consegue desenvolver tão bem seus liderados que em sua ausência as tarefas continuam sendo realizadas conforme o programado.

Liderar é formar pessoas, torná-las aptas para a realização dos objetivos, o líder genuíno é aquele que inspira e ajuda as pessoas.

O líder excelente compartilha tudo o que sabe com os seus liderados, não teme ser substituído, esse líder está sempre disposto a ensinar, motivar e acompanhar. O sucesso do líder é visto no crescimento de seus liderados, o líder não é mesquinho, dominador e deve fugir do egoísmo.

Agora, sabendo um pouco das características de cada tipo, reflita e responda, você é um líder?

Imagem

Muitos podem achar que ser líder é ter o “dom”, mas existem várias maneiras de trabalhar isso, tanto com adultos, como com os jovens. Certamente que na vase tenra da vida os aspectos de liderança são mais fáceis de formar, pois os jovens não tem os “vícios” e atitudes que muitas vezes transforma um promissor líder em um chefe.

O grupo de amigos que se forma numa patrulha ou matilha, ajuda a fomentar este sentimento de liderança, principalmente quando são eles mesmo que o escolhem como líder, no papel de monitor ou primo.

Imagem

Já com adultos, o trabalho é um pouco mais árduo, pois já está formado neste alguns costumes próprio dele, que podem sim ser mudados. Seja fazendo uma auto-avaliação, e melhorando os aspectos negativos ou até mesmo fazendo um curso de liderança.

O importante é saber qual o seu papel dentro do grupo, seja ele uma matilha, uma patrulha, uma tropa e até mesmo em uma empresa.

Sempre alerta.

Anúncios