Tags

, , , , , , , , , , , , , , ,

No último final de de semana participei da abertura do XXXIIIº Mutirão Regional Pioneiro, realizado em Sapucaia do Sul/RS, que contou com mais de 250 jovens adultos, participantes ativos do Movimento Escoteiro.

Mut Pio

Ouvi, assim como todos os presentes na bandeira de abertura, as diversas bases de serviço comunitário que estavam previstas para realização de serviço comunitário (Casas de Passagem, Instituição para Idosos, construção de praça, trabalho em Escolas, etc).

Não pude deixar de lembrar de uma das nossas causas: Promover o Escotismo como uma força social relevante para mudar o mundo.

Mesmo que de forma tácita, este era um dos compromissos de cada um dos Pioneiros durante o Mutirão Regional. Eles estavam dedicados a descobrir o lado melhor das ocorrências, das pessoas e das coisas, sendo um agente de transformação para um mundo melhor. Naquele momento e para aquela comunidade onde o trabalho seria desenvolvido eles estavam criando um mundo melhor.

Scouts creatingNão! Definitivamente os Pioneiros não estavam trabalhando para evitar a eminente guerra entre a Coreia do Sul e do Norte, ou para que Israel deixasse de atacar a Siria e que esta não respondesse na mesma moeda. Eles não planejavam uma ação em Serra Leoa, Niger ou Somália, os países mais pobres do mundo.

Mas, durante o Mutirão Regional Pioneiro transformaram suas mãos em instrumentos do trabalho por e para Sapucaia do Sul. Eles estavam, sim, mudando o mundo, eu não tenho a menor dúvida disso. E começaram por onde mais importa: por si mesmos, pelas pessoas e comunidades que nos cercam.

Alguns podem dizer que mudanças como estas são lentas, demandam muito esforço e pouco resultado, que não seremos capazes de verificar os avanços obtidos ao longo do tempo, etc. De fato, não temos como negar tais afirmações.

Entretanto, no meu entender, não posso bradar pela preservação da Amazônia se não reclicar o lixo em casa, se não fechar a torneira enquanto escovo os dentes ou se jogar lixo pela janela do carro.

As mudanças, inclusive aquelas que buscam deixar o mundo melhor, devem começar pelo micro, para atingir o marco. Devemos educar nosso agir, mantendo um comportamento de vigília, para sermos úteis a todos e especialmente com quem mais precisa da educação e dos valores expressos pelo Movimento Escoteiro.

Fazer a diferença e Servir! Da minha comunidade para o mundo.

Mut Pio foto

Anúncios