Tags

, , , , , , , ,

Muitas vezes presenciamos ou ouvimos falar de problemas ocorridos com ou entre Escotistas; de impropriedades que alguns acabam cometendo com os jovens; irresponsabilidades ou falta de conhecimento.

Sabemos que questões como estas são frequentes no Movimento Escoteiro. E parece-me que os problemas iniciam durante o processo de seleção (ou na falta dele).

Quando procuramos alguém (e muitas vezes isso ocorre desesperadamente…) acabamos omitindo a descrição correta e detalhada das características e demandas exigidas para ser um Chefe Escoteiro. Temos que ser claros desde a primeira conversa sobre o comprometimento, sobre as expectativas e, mais do que outra coisa, sobre o posicionamento esperado do Escotista.

boy-scoutPaulo Freire disse que a capacitação técnica ou instrumental jamais pode prescindir da formação ética. Esta frase encaixa-se perfeitamente para a educação Escoteira.

Quantas vezes esquecemos de que esta deve ser a maior das qualidades do Escotista? Que ele saiba acampar, fazer escalada, seja bom navegador ou o mais hábil dos rastreadores são apenas complemento ao homem ou mulher íntegros, verdadeiros exemplo de conduta e de vida para as nossas crianças ou jovens.

“Não existe ensino que se compare ao exemplo”, nos disse nosso querido Fundador Baden-Powell.

Não somos obrigados a ser experts em entrevistas ou no recrutamento de pessoas. Porém, não podemos fugir desta tarefa, quando recebemos alguém disposto a ser Escotista ou Dirigente.

O Movimento Escoteiro crescerá, com ainda mais qualidade, quando passar a dedicar mais tempo na identificação e atração de “talentos” para nossa organização.

Não falo de pessoas com vocação pare serem Escoteiras, mas aqueles que tem capacidade, competência e mérito para assumir tamanha responsabilidade, delimitando suas ações pelos valores que tanto pregamos e pautando sua vida pela ética.

Somos bons e, por isso, temos condição de buscar as melhores “contratações” para auxiliar na formação das nossas crianças e jovens.

Você já pensou nisto? Já refletiu sobre a sua condição e a dos demais Escotistas no seu Grupo?

pinoquio-0