Tags

, , , , , , , , , , ,

Are you tougher than a boy scout?

Você deve ter pensado que o Márcio Sequeira enlouqueceu, escrevendo um post em inglês ou que o blog foi hackeado?

logo ThougherNem uma coisa, nem outra.

Muitas gerações (assim como a minha) cresceram vendo nas telas Hollywoodianas os Escoteiros correndo, acampando, vivendo aventuras, salvando a festa, o bairro ou até mesmo o mundo.

Para quem fazia parte do Movimento Escoteiro, reconhecer um lenço ou os distintivos de especialidade numa faixa atravessada no peito (bem ao estilo BSA) era o máximo. E nós vibrávamos com esse momento!

Mas, os Escoteiros cresceram, amadureceram (também em Hollywood!), viraram o século e passaram para o National Geographic Channel.

tougher-teaser

Quem ainda não viu o Are you tougher than a boy scout?

O programa tem o seu (melhor) estilo Homem vs Escoteiros, para saber se os “marmanjos” conseguiriam receber as mesmas especialidades que os jovens.

Isso deve-se ao fato de que nos Estados Unidos os Escoteiros vivem e respiram nosso lema: Sempre Alerta! Para a vida.

Lá, eles são considerados fortes, engenhosos e auto-suficientes. Honestos, úteis e corajosos. Como diriam os Norte Americanos, eles são durões (= tough).

O que o Nat Geo Channel pergunta é se o cidadão comum seria seria capaz de atravessar por uma corda esticada sobre um rio de corredeiras, andar numa canoa em um lago sem nenhum e resgatar um alpinista ferido? Será que eles teriam pique para fazer tudo o que está contido no Programa Escoteiro?

Com esta nova série, entendo que o Nat Geo Channel reforça uma ideia que já está inserida na sociedade norte americana, desde os primórdios do Movimento Escoteiro.

are you toughtComo não poderia deixar de ser, o texto de hoje vai nos conduzindo para uma reflexão.

Por que a BSA é conhecida e renomada por dar aptidão física e bons exemplos de cidadania aos jovens? Por que nos Estados Unidos a lista de ex-Escoteiros inclui congressistas, governadores, presidentes e astronautas?  Por que lá o Escoteiro é notoriamente confiável, leal e cortês?

E por que no Brasil não?

Desenvolver e qualificar líderes por meio de um programa variado de atividades, pela realização individual e a participação construtiva em sociedade. Aventura ao ar livre, vida em equipe e serviço comunitário, sendo capaz de produzir uma real contribuição na criação de um mundo melhor.

Isto é o que fazemos. Este é o nosso Movimento Escoteiro!

O que é necessário para termos esse reconhecimento no Brasil?

 

Anúncios