Tags

, , , , , , , , , , , , , , ,

Não importa o que você faça, só alcançará a excelência se treinar. Não existe mágica. Ou seja, só com muita dedicação vai conseguir transformar você e seus atos.

Kate

Por exemplo: Se quer ser disciplinado, todos os dias, a cada manhã, deverá comprometer-se com a disciplina. Isso vale, também, para rebater aquele velho conceito de que não adianta tentar, pois “nasceu assim e vai morrer assim”.

A teoria e a prática demonstram que o Movimento Escoteiro ajuda a criar bons hábitos, desde muito cedo. Quando Lobinhos aprendem a viver em sociedade, colaborando uns com os outros, estamos auxiliando-os a criar estes hábitos.

Avançamos. Procurando auxiliar no desenvolvimento do jovem, utilizamos como base um sistema de valores. Reforçamos, portanto, aqueles valores recebidos na família, na comunidade religiosa ou na escola.

Pouco a pouco, cada uma das crianças e jovens que integram o Escotismo vai adquirindo e fortalecendo bons hábitos para tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

papa2Já dizia Santo Tomás de Aquino que um bom hábito é uma virtude, um mau hábito é um vício.

Por isso, não basta aos Escotistas apenas recitar ou descrever como devem ser as ações. Não é suficiente ler um manual de como portar-se ou sobre o que fazer para tornar-se um bom cidadão, uma pessoa de caráter, confiável.

É preciso praticar, treinar, comprometer-se pessoalmente com os ensinamentos que pretendemos passar com a formação do novo hábito.

Assim, ele vai formando, tornar a pessoa cada dia melhor. Cada vez mais um escoteiro, de corpo, alma e atitude.

Anúncios