Tags

, , , , , , , , , , , ,

Conseguir coisas que até então pareciam impossíveis?

Podemos não encontrar a solução para tudo aquilo que buscamos na vida. Mas, um ótimo começo é ter uma estratégia.

Corredor de obstaculos“Afinal, isto é apenas um jogo. Não vou morrer se perdê-lo. Não se pode vencer sempre, mas, apesar disto, continuarei persistindo para aproveitar uma chance que apareça”.

Como esta simples frase, B-P consegue nos dizer muitas coisas.

Usando a simbologia do JOGO (como fez inúmeras vezes) ele abordou a honestidade esperada do cidadão de bem e a perseverança daqueles que tinham o futuro da nação nas mãos. Audaz, nosso Fundador traçava planos concretos para os rapazes que procuravam o Escotismo, dando um Norte para cada um deles, mas fazendo com que aprendessem a usar a sua própria bússola.

Estes planos tinham boa dose de estratégia. Estratégia de militar, de instrutor, de sobrevivente, de herói e, porque não dizer, de Chefe Escoteiro. Tendo o Movimento como um método, auxiliava a moldar, a forjar o caráter destes jovens com uma série de atributos positivos e desejáveis para qualquer pai de família, empregado ou empregador, civil ou militar.

Aprender fazendo. Pensar e repensar as pequenas coisas que, algumas vezes, nós mesmos colocamos como obstáculos. Rever algumas atitudes e reposicionar-nos perante um contratempo. Esta é a forma proposta por B-P para que, sozinho, os jovens pudessem encontrar uma saída ou um novo caminho e, assim, progredir além daquilo que os impedia de avançar.

A solução para a vida adulta deve ser moldada desde cedo. E ele nos ensinou isso. Mas, para tanto, nós, adultos voluntários do Movimento Escoteiro, também devemos nos preparar. Uma boa estratégia é a solução para muitos percalços.

nunca_desistirCorrigir nossas rotas para manter o foco e assim atingir os objetivos traçados no início da jornada. Se nos mantivermos cada vez mais motivados, nossos jovens também o farão. Se nos mantivermos alertas aos obstáculos, procurando a melhor saída encontraremos o sucesso.

Todos nós devemos ser cada vez mais eficientes, competentes e dedicados. Somente assim faremos a diferença para as crianças e jovens do Movimento Escoteiro, somente assim é que faremos a diferença em nossas próprias vidas e nas deles também.

Anúncios