Tags

, , , , , , , , , , , , , ,

No domingo, dia dos pais, o jornal Zero hora publicou uma entrevista com o sociólogo Valdir Bündchen – pai da top model Gisele. Falando sobre ela, diversos profissionais de moda destacam as características mais marcantes e que seriam os diferenciais da Gisele Bündchen, não apenas no mundo da moda: disciplina, educação, respeito, ética e pontualidade.

gisele-bundchenOnde ela aprendeu tudo isso? Não vão se enganar, pois não foi no Escotismo. Segundo seu pai, todos estes valores foram moldados e desenvolvidos com base na educação recebida em casa.

Muito se fala, cada vez com mais destaque em nossa sociedade, da importância da educação não formal, pois ela é que nos dá as bases do ser humano, do cidadão e que podem melhorar o nosso mundo (seja ele o nosso bairro, cidade ou país).

A família é o seio da educação, ou, popularmente: educação vem de berço!

Sim, é desde pequeno que as crianças aprendem os limites, tão importantes para a vida em sociedade, para o respeito e para a responsabilidade pelos seus prórprios atos, da infância até a vida adulta.

O Sr. Valdir Bündchen mencionou, em sua entrevista, que lhe marcou muito o que ouviu de uma pedagoga:

“Quando você tem um filho pequeno, até os sete anos, você tem que colocar o casaco nele. Dos 7 aos 14, você amarra o casaco na cintura e diz: ‘Se esfriar, você usa’. Depois dos 14, você diz: ‘Olha como está o tempo e vê o que você precisa levar”.

A vida é assim, com a construção dos valores da criança desde cedo, pelo que ela vê, sente e vivencia. E, dali em diante, todas as experiências futuras terão como referência a educação recebida.

Urso polarAqui chegamos ao Movimento Escoteiro, sabendo que as crianças chegam até nós com 50% do seu caráter formado e que continuam aprendendo pelo exemplo.

O Escotismo é uma ferramenta (como ocorre desde 1907) muito útil, capaz de valorizar a realização individual e a participação construtiva tão desejada na sociedade moderna. Os Escotistas devem ser capazes de consolidar tudo que a criança ou o jovem aprendeu até ali, reforçando a ética, a responsabilidade, a honra e os deveres para consigo mesmo, com sua pátria e com o próximo.

O Movimento Escoteiro fortalece, qualifica, ajuda a concretizar a educação recebida de casa, da igreja e da escola, com eficácia comprovada pelos mais de 100 anos dedicados a construção e fortalecimento destes valores. Tenhamos consciência disto e sabedoria para utilizar estas ferramentas de acordo com o nosso Método: ACEITAÇÃO DA LEI E DA PROMESSA ESCOTEIRA, APRENDER FAZENDO, VIDA EM EQUIPE, ATIVIDADES PROGRESSIVAS, ATRAENTES E VARIADAS e DESENVOLVIMENTO PESSOAL COM ORIENTAÇÃO INDIVIDUAL.

Podemos não formar muitas top models no Escotismo, mas somos Educação para a vida!

Albert-Einstein

Anúncios