Tags

,

Qual a melhor maneira para garantir o caráter de uma criança? Não existe resposta mais fácil para uma pergunta tão difícil.

Nosso fundador, Baden-Powell, sabia exatamente como respondê-la e tratou de colocar em todos os manuais para adultos que escreveu, de levar àqueles que fizeram curso com ele para que se tornassem multiplicadores, às próximas gerações, da chave para o sucesso nesta tarefa.

É preciso ser o exemplo à seguir! Exata e simplesmente isso.

jamboree1Claro que para tanto, os adultos necessitam conhecerem bem os seus próprios valores. E a melhor forma para tal é praticá-los em seu dia-a-dia, nas pequenas e nas grandes atitudes, sozinho ou em grandes grupos.

Assim, não terá o menor problema em dizer aos jovens: faça como eu faço!

Educar para os valores é convidar alguém a acreditar naquilo que acreditamos, que praticamos, que vivemos sempre. Não há valor que se sustente sem bons exemplos.

Não adianta cobrar uma postura cidadã dos nossos Escoteiros, mas levar a vida toda com base no ‘jeitinho’. Ou, mais comum ainda, fazer promessas que sabemos que não poderão ser cumpridas.

São os nossos valores, durante a construção do caráter das crianças e jovens, que serão a base para que eles possam construir e apoiar as suas crenças. Ou seja: o resultado obtido é, necessariamente, decorrente daquilo fazemos, pensamos e de como agimos.

Seja o exemplo para qualquer criança ou jovem do Movimento Escoteiro e você terá a garantia de bom caráter deles, para o resto das vidas deles. Esta é a base para a construção de um mundo melhor!

ITALY-CARNIVAL-VENICE

Anúncios